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Relatório de Pesquisa
Stress em discentes de Odontologia: estudo comparativo em iniciantes e finalistas do curso
Este estudo objetiva investigar as manifestações de clínicas de stress e fatores estressantes em discentes iniciantes e finalistas do curso de Odontologia de uma Universidade Pública na cidade de Manaus/Am. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e analítica,...
Autor principal: | Aline Maquine Pascareli |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2153 |
Resumo: |
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Este estudo objetiva investigar as manifestações de clínicas de stress e fatores estressantes em discentes iniciantes e finalistas do curso de Odontologia de uma Universidade Pública na cidade de Manaus/Am. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e analítica, de escolha intencional da população estudada em que serão aplicados os instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e Questionário sobre percepção do próprio stress. Pretende-se ainda estabelecer, ainda, relações com o perfil sócio-demográfico e os fatores relacionados ao trabalho discente. Os critérios de inclusão serão: alunos que estejam cursando o primeiro e o último ano letivo do curso de Odontologia e os critérios de exclusão serão para os alunos que sejam oriundos de outros cursos universitários e que não se enquadrem na periodização do curso de Odontologia. Será utilizado o tratamento estatístico dos dados, através de estatística não-paramétrica e, para tanto, será utilizado o programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 17.0. Adotou-se como nível de significância utilizado para os testes estatísticos o valor de 5% (p<0,05). Para verificação da normalidade dos dados será aplicado o Teste Kolmogorov-Smirnov. Caso não seja constatada a não-normalidade dos dados, será efetuado o tratamento estatístico inferencial, através de estatística não-paramétrica, utilizando-se o Teste do Qui-quadrado ou Exato de Fisher. |