Relatório de Pesquisa

Stress em discentes de Odontologia: estudo comparativo em iniciantes e finalistas do curso

Este estudo objetiva investigar as manifestações de clínicas de stress e fatores estressantes em discentes iniciantes e finalistas do curso de Odontologia de uma Universidade Pública na cidade de Manaus/Am. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e analítica,...

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Autor principal: Aline Maquine Pascareli
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2153
Resumo:
Este estudo objetiva investigar as manifestações de clínicas de stress e fatores estressantes em discentes iniciantes e finalistas do curso de Odontologia de uma Universidade Pública na cidade de Manaus/Am. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e analítica, de escolha intencional da população estudada em que serão aplicados os instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e Questionário sobre percepção do próprio stress. Pretende-se ainda estabelecer, ainda, relações com o perfil sócio-demográfico e os fatores relacionados ao trabalho discente. Os critérios de inclusão serão: alunos que estejam cursando o primeiro e o último ano letivo do curso de Odontologia e os critérios de exclusão serão para os alunos que sejam oriundos de outros cursos universitários e que não se enquadrem na periodização do curso de Odontologia. Será utilizado o tratamento estatístico dos dados, através de estatística não-paramétrica e, para tanto, será utilizado o programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 17.0. Adotou-se como nível de significância utilizado para os testes estatísticos o valor de 5% (p<0,05). Para verificação da normalidade dos dados será aplicado o Teste Kolmogorov-Smirnov. Caso não seja constatada a não-normalidade dos dados, será efetuado o tratamento estatístico inferencial, através de estatística não-paramétrica, utilizando-se o Teste do Qui-quadrado ou Exato de Fisher.