/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D
Os experimentos práticos são parte fundamental para o processo de aprendizagem de várias áreas do conhecimento, entre elas a robótica. Para a realização desses experimentos são necessários equipamentos e espaço físico, que na maioria das vezes têm custo elevado. Nesse contexto, sugere-se a utiliz...
Autor principal: | Bruna Moraes Ferreira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2637 |
id |
oai:localhost:prefix-2637 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-26372025-03-10T20:26:00Z Criação de um laboratório virtual baseado em X3D Bruna Moraes Ferreira José Francisco de Magalhães Netto Software Educacional Robótica educacional Lego Mindstorms NXT 2.0 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Os experimentos práticos são parte fundamental para o processo de aprendizagem de várias áreas do conhecimento, entre elas a robótica. Para a realização desses experimentos são necessários equipamentos e espaço físico, que na maioria das vezes têm custo elevado. Nesse contexto, sugere-se a utilização de um laboratório virtual simulado para auxiliar a aprendizagem de robótica educacional. No laboratório proposto serão simulados robôs montados a partir do kit Lego Mindstorms NXT 2.0. O laboratório será integrado aos demais componentes do LaboREAm, um laboratório que permite acesso remoto via Web a dispositivos robóticos dispostos em cenários pré-definidos com finalidade de promover a aprendizagem de robótica, programação de computadores e de ciências a usuários, por meio da manipulação e programação, objetivando a concretização de tarefas e desafios. Além de auxiliar na aprendizagem, o laboratório virtual visa diminuir o custo com equipamentos físicos, possibilitando dessa forma que escolas que não possuem recursos possam ter acesso a um laboratório. Outra vantagem apresentada é que não há limitação de espaço físico nem de tempo, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Também é mais seguro, uma vez que nenhuma operação indesejada irá ocorrer, como por exemplo, danificar equipamentos. FAPEAM 2016-09-23T15:20:34Z 2016-09-23T15:20:34Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2637 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências da Computação Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Software Educacional Robótica educacional Lego Mindstorms NXT 2.0 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
spellingShingle |
Software Educacional Robótica educacional Lego Mindstorms NXT 2.0 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Bruna Moraes Ferreira Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
topic_facet |
Software Educacional Robótica educacional Lego Mindstorms NXT 2.0 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
description |
Os experimentos práticos são parte fundamental para o processo de aprendizagem de
várias áreas do conhecimento, entre elas a robótica. Para a realização desses experimentos são
necessários equipamentos e espaço físico, que na maioria das vezes têm custo elevado. Nesse
contexto, sugere-se a utilização de um laboratório virtual simulado para auxiliar a
aprendizagem de robótica educacional.
No laboratório proposto serão simulados robôs montados a partir do kit Lego
Mindstorms NXT 2.0. O laboratório será integrado aos demais componentes do LaboREAm,
um laboratório que permite acesso remoto via Web a dispositivos robóticos dispostos em
cenários pré-definidos com finalidade de promover a aprendizagem de robótica, programação
de computadores e de ciências a usuários, por meio da manipulação e programação,
objetivando a concretização de tarefas e desafios.
Além de auxiliar na aprendizagem, o laboratório virtual visa diminuir o custo com
equipamentos físicos, possibilitando dessa forma que escolas que não possuem recursos
possam ter acesso a um laboratório. Outra vantagem apresentada é que não há limitação de
espaço físico nem de tempo, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.
Também é mais seguro, uma vez que nenhuma operação indesejada irá ocorrer, como por
exemplo, danificar equipamentos. |
author_additional |
José Francisco de Magalhães Netto |
author_additionalStr |
José Francisco de Magalhães Netto |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Bruna Moraes Ferreira |
title |
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
title_short |
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
title_full |
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
title_fullStr |
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
title_full_unstemmed |
Criação de um laboratório virtual baseado em X3D |
title_sort |
criação de um laboratório virtual baseado em x3d |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2637 |
_version_ |
1831969290897588224 |
score |
11.755432 |