/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
O entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida ciência na vida cotidiana, é fato que a m...
Autor principal: | Silva, Edson de Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4611046818672891 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816 |
Resumo: |
---|
O entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da
Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os
fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida
ciência na vida cotidiana, é fato que a maioria das pessoas adultas, pouco se interessa ou, até
mesmo, sente pavor quando a elas é pronunciada a palavra “química”. A falta de interesse desses
indivíduos pode estar relacionada com uma má compreensão em torno de questões básicas
acerca do assunto, isto é, acredita-se que a falta de interesse se inicia quando eles têm o primeiro
contato com a disciplina de química, que na maioria das vezes ocorre precisamente durante o
ensino médio. É possível que a explicação de alguns conteúdos da disciplina, efetuada por
professores desprovidos de recursos didáticos mais atuais, esteja entre os fatores que mais
contribuem para esse panorama. O estudo da geometria molecular, por exemplo, é um dos
conteúdos que apresenta grandes dificuldades para a aprendizagem do aluno, devido a sua
natureza abstrata. Com o intuito de contribuir como facilitador do processo de ensinoaprendizagem
do conteúdo em questão, é que o presente projeto foi realizado. Nesse trabalho
foi iniciado o desenvolvimento de um pacote de softwares educacionais que auxiliem os
professores da disciplina de química do ensino médio. A partir da realização das atividades, foi
desenvolvida uma ferramenta que pode auxiliar a explicação de conteúdos abstratos e difíceis
de serem absorvidos pelos alunos quando abordados utilizando-se apenas dos meios
tradicionais: livros, pincel e quadro. |