Relatório de Pesquisa

A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional

Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativ...

ver descrição completa

Autor principal: Thays Feitosa da Costa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
id oai:localhost:prefix-2783
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-27832025-03-10T20:09:02Z A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional Thays Feitosa da Costa Lucíola Inês Pessoa Cavalcante Licenciatura Professores Indígenas Formação continua CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100). Voluntário 2016-09-23T15:21:28Z 2016-09-23T15:21:28Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Licenciatura
Professores Indígenas
Formação continua
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Licenciatura
Professores Indígenas
Formação continua
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Thays Feitosa da Costa
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
topic_facet Licenciatura
Professores Indígenas
Formação continua
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100).
author_additional Lucíola Inês Pessoa Cavalcante
author_additionalStr Lucíola Inês Pessoa Cavalcante
format Relatório de Pesquisa
author Thays Feitosa da Costa
title A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
title_short A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
title_full A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
title_fullStr A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
title_sort docência na licenciatura formação de professores indígenas - turma mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
_version_ 1831969309921902592
score 11.753735