/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional
Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativ...
Autor principal: | Thays Feitosa da Costa |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783 |
id |
oai:localhost:prefix-2783 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-27832025-03-10T20:09:02Z A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional Thays Feitosa da Costa Lucíola Inês Pessoa Cavalcante Licenciatura Professores Indígenas Formação continua CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100). Voluntário 2016-09-23T15:21:28Z 2016-09-23T15:21:28Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Licenciatura Professores Indígenas Formação continua CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Licenciatura Professores Indígenas Formação continua CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Thays Feitosa da Costa A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
topic_facet |
Licenciatura Professores Indígenas Formação continua CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100). |
author_additional |
Lucíola Inês Pessoa Cavalcante |
author_additionalStr |
Lucíola Inês Pessoa Cavalcante |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Thays Feitosa da Costa |
title |
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
title_short |
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
title_full |
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
title_sort |
docência na licenciatura formação de professores indígenas - turma mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783 |
_version_ |
1831969309921902592 |
score |
11.753735 |