Relatório de Pesquisa

A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesm...

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Autor principal: Keyla Laura de Souza Mota
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786
Resumo:
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências.