/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesm...
Autor principal: | Keyla Laura de Souza Mota |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 |
id |
oai:localhost:prefix-2786 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-27862025-03-10T20:36:57Z A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero Keyla Laura de Souza Mota Arminda Rachel Botelho Mourão Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. FAPEAM 2016-09-23T15:21:29Z 2016-09-23T15:21:29Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Keyla Laura de Souza Mota A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
topic_facet |
Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. |
author_additional |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
author_additionalStr |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Keyla Laura de Souza Mota |
title |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_short |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_full |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_fullStr |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_full_unstemmed |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_sort |
educação tecnológica no ifam/campus manaus/distrito industrial na perspectiva de gênero |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 |
_version_ |
1831969310399004672 |
score |
11.755432 |