Relatório de Pesquisa

A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesm...

ver descrição completa

Autor principal: Keyla Laura de Souza Mota
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786
id oai:localhost:prefix-2786
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-27862025-03-10T20:36:57Z A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero Keyla Laura de Souza Mota Arminda Rachel Botelho Mourão Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. FAPEAM 2016-09-23T15:21:29Z 2016-09-23T15:21:29Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Gênero
Ensino Tecnológico
Ensino Profissional
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Gênero
Ensino Tecnológico
Ensino Profissional
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Keyla Laura de Souza Mota
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
topic_facet Gênero
Ensino Tecnológico
Ensino Profissional
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências.
author_additional Arminda Rachel Botelho Mourão
author_additionalStr Arminda Rachel Botelho Mourão
format Relatório de Pesquisa
author Keyla Laura de Souza Mota
title A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
title_short A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
title_full A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
title_fullStr A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
title_full_unstemmed A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
title_sort educação tecnológica no ifam/campus manaus/distrito industrial na perspectiva de gênero
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786
_version_ 1831969310399004672
score 11.755432