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Relatório de Pesquisa
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/ Zona Leste na perspectiva de Gênero
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/ZONA LESTE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/Zona Leste na perspectiva do Gênero, procurando entender a situação da mulher no Ensino Tecnológico, construindo o seu percurso histórico. As lutas emancipatórias...
Autor principal: | Danielly Couto de Freitas |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-27892025-03-10T20:10:13Z A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/ Zona Leste na perspectiva de Gênero Danielly Couto de Freitas Arminda Rachel Botelho Mourão Gênero Ensino Tecnológico Ensino profissionalizante CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/ZONA LESTE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/Zona Leste na perspectiva do Gênero, procurando entender a situação da mulher no Ensino Tecnológico, construindo o seu percurso histórico. As lutas emancipatórias femininas conquistaram espaços no mundo da ciência por isso é importante compreender como o Ensino Tecnológico está organizado e qual o perfil dos alunos, professores e técnico-administrativos nessa instituição. O projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, traz como objetivo geral trabalhar o percurso histórico do Ensino Profissional no Estado, como nosso projeto está vinculado a ele, as categorias Gênero e Ensino Tecnológico têm se apresentado nas pesquisas, sendo fundamental articulá-las. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. Utilizaremos a análise de conteúdo a qual organiza-se em três etapas para proceder ao tratamento dos documentos compilados. A primeira etapa é a pré-análise, na qual se dá a organização dos documentos, iniciando a leitura flutuante, estabelecendo quais são os materiais que serão trabalhados, e a partir da escolha de tais documentos hipóteses são levantadas. Na segunda etapa ocorre a exploração mais detalhada do material, ocorrendo a codificação e a categorização do que foi compilado. Na terceira etapa é que estabelecemos os processos de interpretação e de inferência. Elegemos o materialismo histórico como referência teórico-metodológica, visto que esse método permite apreender as contradições do processo, levando em consideração o contexto histórico e as condições materiais que impulsionaram as mudanças. As categorias contradição, qualidade/quantidade, mediação e totalidade estão presentes na análise por entender que a Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas perpassa pela apreensão das múltiplas relações existentes no processo. CNPQ 2016-09-23T15:21:29Z 2016-09-23T15:21:29Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2789 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
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A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/ZONA LESTE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/Zona Leste na perspectiva do Gênero, procurando entender a situação da mulher no Ensino Tecnológico, construindo o seu percurso histórico. As lutas emancipatórias femininas conquistaram espaços no mundo da ciência por isso é importante compreender como o Ensino Tecnológico está organizado e qual o perfil dos alunos, professores e técnico-administrativos nessa instituição. O projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, traz como objetivo geral trabalhar o percurso histórico do Ensino Profissional no Estado, como nosso projeto está vinculado a ele, as categorias Gênero e Ensino Tecnológico têm se apresentado nas pesquisas, sendo fundamental articulá-las. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. Utilizaremos a análise de conteúdo a qual organiza-se em três etapas para proceder ao tratamento dos documentos compilados. A primeira etapa é a pré-análise, na qual se dá a organização dos documentos, iniciando a leitura flutuante, estabelecendo quais são os materiais que serão trabalhados, e a partir da escolha de tais documentos hipóteses são levantadas. Na segunda etapa ocorre a exploração mais detalhada do material, ocorrendo a codificação e a categorização do que foi compilado. Na terceira etapa é que estabelecemos os processos de interpretação e de inferência. Elegemos o materialismo histórico como referência teórico-metodológica, visto que esse método permite apreender as contradições do processo, levando em consideração o contexto histórico e as condições materiais que impulsionaram as mudanças. As categorias contradição, qualidade/quantidade, mediação e totalidade estão presentes na análise por entender que a Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas perpassa pela apreensão das múltiplas relações existentes no processo. |
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