Relatório de Pesquisa

A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas

Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identida...

ver descrição completa

Autor principal: Jéssica da Silva Almeida
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794
Resumo:
Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007).