/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar a percepção que os vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) têm sobre a qualidade dos serviços prestados tendo-se em vista a Política Nacional de Humanização (PNH), prevalente...
Autor principal: | Guiomar Alegria Souza Silva Nobre |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2801 |
Resumo: |
---|
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar a percepção que os vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) têm sobre a qualidade dos serviços prestados tendo-se em vista a Política Nacional de Humanização (PNH), prevalente no campo das novas propostas de saúde. A pesquisa identificará como os atendentes do Hospital em questão têm efetivado, em sua prática profissional, os princípios das políticas de humanização no cuidado a saúde. Verificará a qualidade da relação equipe-usuário nos atendimentos realizados a partir das percepções dos usuários dos serviços. Analisará como a equipe de profissionais se posicionam em relação à implementação da Política Nacional de Humanização. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Será realizada com 15 sujeitos de ambos os sexos, divididos em três grupos: 7 atendentes, 3 profissionais de nível superior e 5 usuários do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Os instrumentos que serão utilizados são a Entrevista Semi-estruturada e a Observação dos processos ocorridos durante a entrevista. A entrevista será aplicada aos 15 participantes. Os dados serão analisados a partir da Análise de Conteúdo com categorias temáticas. Os resultados desta pesquisa servirão para comparar e discutir o conceito de Humanização, a qualidade da relação equipe-usuário e a qualidade do atendimento, o posicionamento dos profissionais em relação a implementação da PNH, a partir de embasamento teórico na área e dos dados obtidos na pesquisa anterior realizada no HUGV, a qual abordou a percepção dos vários atores ligados a equipe de Residência Multiprofissional, e está em fase de finalização e mostrou que o conceito de Humanização está relacionada a afeto e comunicação. Os serviços dos profissionais foram considerados bom, ótimo e prático. O trabalho da Equipe Multiprofissional é desconhecido pelos usuários e a qualidade da relação equipe-usuário, foi considerada boa. Um atendimento de qualidade foi associado à empatia e comunicação entre usuário e profissional. Pretende-se realizar nova pesquisa no mesmo hospital para ampliar as discussões sobre Humanização |