/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar a percepção que os vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) têm sobre a qualidade dos serviços prestados tendo-se em vista a Política Nacional de Humanização (PNH), prevalente...
Autor principal: | Guiomar Alegria Souza Silva Nobre |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2801 |
id |
oai:localhost:prefix-2801 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-28012021-11-11T02:09:28Z Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas Guiomar Alegria Souza Silva Nobre Denise Machado Duran Gutierrez Humanização Cuidados à saúde Trabalho em equipe de saúde CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar a percepção que os vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) têm sobre a qualidade dos serviços prestados tendo-se em vista a Política Nacional de Humanização (PNH), prevalente no campo das novas propostas de saúde. A pesquisa identificará como os atendentes do Hospital em questão têm efetivado, em sua prática profissional, os princípios das políticas de humanização no cuidado a saúde. Verificará a qualidade da relação equipe-usuário nos atendimentos realizados a partir das percepções dos usuários dos serviços. Analisará como a equipe de profissionais se posicionam em relação à implementação da Política Nacional de Humanização. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Será realizada com 15 sujeitos de ambos os sexos, divididos em três grupos: 7 atendentes, 3 profissionais de nível superior e 5 usuários do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Os instrumentos que serão utilizados são a Entrevista Semi-estruturada e a Observação dos processos ocorridos durante a entrevista. A entrevista será aplicada aos 15 participantes. Os dados serão analisados a partir da Análise de Conteúdo com categorias temáticas. Os resultados desta pesquisa servirão para comparar e discutir o conceito de Humanização, a qualidade da relação equipe-usuário e a qualidade do atendimento, o posicionamento dos profissionais em relação a implementação da PNH, a partir de embasamento teórico na área e dos dados obtidos na pesquisa anterior realizada no HUGV, a qual abordou a percepção dos vários atores ligados a equipe de Residência Multiprofissional, e está em fase de finalização e mostrou que o conceito de Humanização está relacionada a afeto e comunicação. Os serviços dos profissionais foram considerados bom, ótimo e prático. O trabalho da Equipe Multiprofissional é desconhecido pelos usuários e a qualidade da relação equipe-usuário, foi considerada boa. Um atendimento de qualidade foi associado à empatia e comunicação entre usuário e profissional. Pretende-se realizar nova pesquisa no mesmo hospital para ampliar as discussões sobre Humanização Voluntário 2016-09-23T15:21:32Z 2016-09-23T15:21:32Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2801 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Humanização Cuidados à saúde Trabalho em equipe de saúde CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Humanização Cuidados à saúde Trabalho em equipe de saúde CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Guiomar Alegria Souza Silva Nobre Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
topic_facet |
Humanização Cuidados à saúde Trabalho em equipe de saúde CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar a percepção que os vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) têm sobre a qualidade dos serviços prestados tendo-se em vista a Política Nacional de Humanização (PNH), prevalente no campo das novas propostas de saúde. A pesquisa identificará como os atendentes do Hospital em questão têm efetivado, em sua prática profissional, os princípios das políticas de humanização no cuidado a saúde. Verificará a qualidade da relação equipe-usuário nos atendimentos realizados a partir das percepções dos usuários dos serviços. Analisará como a equipe de profissionais se posicionam em relação à implementação da Política Nacional de Humanização. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Será realizada com 15 sujeitos de ambos os sexos, divididos em três grupos: 7 atendentes, 3 profissionais de nível superior e 5 usuários do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Os instrumentos que serão utilizados são a Entrevista Semi-estruturada e a Observação dos processos ocorridos durante a entrevista. A entrevista será aplicada aos 15 participantes. Os dados serão analisados a partir da Análise de Conteúdo com categorias temáticas. Os resultados desta pesquisa servirão para comparar e discutir o conceito de Humanização, a qualidade da relação equipe-usuário e a qualidade do atendimento, o posicionamento dos profissionais em relação a implementação da PNH, a partir de embasamento teórico na área e dos dados obtidos na pesquisa anterior realizada no HUGV, a qual abordou a percepção dos vários atores ligados a equipe de Residência Multiprofissional, e está em fase de finalização e mostrou que o conceito de Humanização está relacionada a afeto e comunicação. Os serviços dos profissionais foram considerados bom, ótimo e prático. O trabalho da Equipe Multiprofissional é desconhecido pelos usuários e a qualidade da relação equipe-usuário, foi considerada boa. Um atendimento de qualidade foi associado à empatia e comunicação entre usuário e profissional. Pretende-se realizar nova pesquisa no mesmo hospital para ampliar as discussões sobre Humanização |
author_additional |
Denise Machado Duran Gutierrez |
author_additionalStr |
Denise Machado Duran Gutierrez |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Guiomar Alegria Souza Silva Nobre |
title |
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
title_short |
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
title_full |
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
title_fullStr |
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
title_full_unstemmed |
Humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do Hospital Universitário Getúlio Vargas |
title_sort |
humanização: percepção dos vários atores ligados aos cuidados da saúde no contexto do hospital universitário getúlio vargas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2801 |
_version_ |
1787137074077368320 |
score |
11.653393 |