Relatório de Pesquisa

Produtividade e rentabilidade da produção extrativista de castanha do brasil (Bertholetia excelsa) no Projeto de Assentamento Agroextrativista Botos (Humaitá-Amazonas)

O extrativismo de produtos florestais não madeireiros (PFNM) representa historicamente uma importante fonte de renda aos moradores das áreas de floresta no Estado do Amazonas. Dentre os PFNM explorados têm-se a castanha do Brasil, importante fonte de alimentação e renda aos extrativistas e uma oport...

ver descrição completa

Autor principal: Rian Javé Souza Sarmento Moraes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2942
Resumo:
O extrativismo de produtos florestais não madeireiros (PFNM) representa historicamente uma importante fonte de renda aos moradores das áreas de floresta no Estado do Amazonas. Dentre os PFNM explorados têm-se a castanha do Brasil, importante fonte de alimentação e renda aos extrativistas e uma oportunidade de exploração sustentável da floresta, pela possibilidade de seu uso sem a necessidade de desmatamento. Apesar da importância econômica e social da atividade no Amazonas, diversos entraves impossibilitam a obtenção de uma rentabilidade satisfatória. Este projeto objetiva analisar a produtividade e a rentabilidade da exploração de castanhais nativos em assentamento agroextrativista no município de Humaitá/AM, contribuindo com informações que embasarão o plano de manejo para exploração da castanha na área.