Relatório de Pesquisa

Estrutura populacional do camarão Macrobrachium brasiliense (Heller, 1868) (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) capturados em canais próximos ao Rio Carú no Município Itacoatiara (AM)

Os camarões do gênero Macrobrachium são importantes componentes de ecossistemas de água doce e estuarinos com distribuição circuntropical. O camarão Macrobrachium brasiliense (Heller, 1868) é um palaemonídeo que apresenta ampla distribuição no território brasileiro, porém há pouca informação a respe...

ver descrição completa

Autor principal: Leo Jaime Filgueira de Oliveira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3029
Resumo:
Os camarões do gênero Macrobrachium são importantes componentes de ecossistemas de água doce e estuarinos com distribuição circuntropical. O camarão Macrobrachium brasiliense (Heller, 1868) é um palaemonídeo que apresenta ampla distribuição no território brasileiro, porém há pouca informação a respeito da biologia populacional dessa espécie. O presente estudo visa determinar a estrutura populacional de Macrobrachium brasiliense capturados no Rio Carú. Os exemplares serão analisados quanto a razão sexual, distribuição sazonal e distribuição de frequência por classe de tamanho (mm). Fatores ambientais relacionados a água (temperatura, condutividade e pH) e sedimento (análise granulométrica e de macro e micronutrientes) dos locais de captura serão registrados para verificar possíveis influência na estrutura populacional da espécie. Coletas mensais serão realizadas de Agosto/2012 à Julho/2013. A captura será padronizada por duas pessoas durante duas horas com auxílio de rede de arrasto de 1x2m, dois puçás de 32x70cm e dez covos de bambú utilizando iscas de resíduos de pescado. Os exemplares de M. brasiliense capturados serão encaminhados até o Laboratório de Zoologia do ICET/UFAM, onde serão fixados em formol a 10% e posteriormente mantidos em álcool 70%. Os exemplares de pequeno porte serão mensurados utilizando um sistema de imagem acoplado a um estereomicroscópio, por registros fotográficos dos exemplares coletados. Todos os indivíduos serão sexados de acordo a morfologia do segundo par de pleópodos. O comprimento total (CT), compreendido entre a órbita e a extremidade distal do telso, e o comprimento do cefalotórax (CC), compreendida entre a órbita e a extremidade posterior do cefalotórax serão mensurados com o uso de um paquímetro (0,05mm). Os camarões serão separados por classes de tamanho a serem determinadas pela amplitude do CT. Serão considerados jovens os espécimes que apresentarem tamanho inferior ao do menor indivíduo com apêndice masculino ou feminino observados. O recrutamento será avaliado pela presença do maior número de jovens na população durante os meses de coleta. A razão sexual será obtida mensalmente e para o total de animais capturados. O teste qui-quadrado (X2) será aplicado para verificar diferenças significativas entre as proporções de machos e fêmeas em relação as classes de tamanhos e períodos amostrados.