Relatório de Pesquisa

Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus

Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício...

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Autor principal: Nilton França Ortiz
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
Resumo:
Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.