Relatório de Pesquisa

Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus

Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício...

ver descrição completa

Autor principal: Nilton França Ortiz
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
id oai:localhost:prefix-3118
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-31182025-03-10T20:07:20Z Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus Nilton França Ortiz Sidilene Aquino de Farias Ensino de química Educação básica TICs CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos. CNPQ 2016-09-23T15:25:26Z 2016-09-23T15:25:26Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
spellingShingle Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Nilton França Ortiz
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
topic_facet Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.
author_additional Sidilene Aquino de Farias
author_additionalStr Sidilene Aquino de Farias
format Relatório de Pesquisa
author Nilton França Ortiz
title Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_short Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_full Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_fullStr Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_full_unstemmed Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_sort utilização de recursos audiovisuais no ensino de química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
_version_ 1831969367513890816
score 11.755432