/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A temática imagem em publicações de periódicos científicos da Educação Física: um estudo semiótico e epistemológico
Este projeto de pesquisa propõe como objeto de estudo as investigações sobre imagem divulgadas por meio de publicações cientificas em periódicos originariamente pertencentes a instituições da área Educação Física e avaliadas por essa mesma área. Nosso objetivo com relação ao objeto indicado é pesqui...
Autor principal: | Luciano Kleber Pinheiro da Rocha |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3239 |
Resumo: |
---|
Este projeto de pesquisa propõe como objeto de estudo as investigações sobre imagem divulgadas por meio de publicações cientificas em periódicos originariamente pertencentes a instituições da área Educação Física e avaliadas por essa mesma área. Nosso objetivo com relação ao objeto indicado é pesquisar como a temática imagem vem sendo abordada pelos pesquisadores atuantes na referida matéria acadêmica, especialmente no que se referem às naturezas, definições, teorias e metodologias atinentes aos seus estudos, sem perdermos de vista as divulgações que por ventura contemplaram em seus estudos os empregos educacionais, políticos, econômicos e culturais das imagens inseridas ou sugeridas nos contextos remissivos à Educação Física, tais como a escola, o jogo, o lazer, a brincadeira, o esporte, a dança, a ginástica e o circo, também quanto a discussões transversais relativas a gênero, etnia, sexualidade, estética, ética, mídia e corpo. Pretendemos, doravante, abordar o material localizado e pré-catalogado, com base em um referencial teórico-metodológico constituído pela semiótica e suas relações com as praticas epistemológicas aplicadas na sistematização, analise e síntese sobre produções textuais em geral, a ser adequada a analise de textos científicos na forma de artigos e ensaios publicados em dois importantes periódicos da Educação Física segundo a classificação do sistema WebQualis da CAPES. |