/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A formação identitária da criança indígena em uma escola urbana de Parintins
A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta:...
Autor principal: | Relce Lopes Teixeira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3276 |
Resumo: |
---|
A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta: Como se dá a formação identitária da criança indígena na escola urbana? Como objetivo do projeto é compreender a formação identitária da criança indígena e se a escola tem contribuído para o fortalecimento dessa identidade, logo para estudar esse fenômeno, a pesquisa tem que ser participante pelo fato de o pesquisador ter contato direto com o objeto da pesquisa, facilitando dessa forma a coleta de dados mais consistente. . Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. A pesquisa pretende colaborar, exatamente com a implementação de novas práticas educativas, tendo em vista a identidade da criança indígena, e contribuir com possíveis projetos que emergirão a respeito do tema. |