Relatório de Pesquisa

A formação identitária da criança indígena em uma escola urbana de Parintins

A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta:...

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Autor principal: Relce Lopes Teixeira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3276
Resumo:
A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta: Como se dá a formação identitária da criança indígena na escola urbana? Como objetivo do projeto é compreender a formação identitária da criança indígena e se a escola tem contribuído para o fortalecimento dessa identidade, logo para estudar esse fenômeno, a pesquisa tem que ser participante pelo fato de o pesquisador ter contato direto com o objeto da pesquisa, facilitando dessa forma a coleta de dados mais consistente. . Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. A pesquisa pretende colaborar, exatamente com a implementação de novas práticas educativas, tendo em vista a identidade da criança indígena, e contribuir com possíveis projetos que emergirão a respeito do tema.