Relatório de Pesquisa

Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática

Este trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva pr...

ver descrição completa

Autor principal: Adiane Fernandes de Sousa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
id oai:localhost:prefix-3309
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-33092021-11-10T17:34:02Z Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática Adiane Fernandes de Sousa Teresa Cristina Nascimento gêneros textuais inglês instrumental informática LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA Este trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual, consoante com a natureza subjetiva do objeto de estudo a transposição didática da teoria dos gêneros textuais para situações que contribuam para o desenvolvimento da habilidade de leitura em inglês. Essa transposição será materializada por meio de um curso on line de leitura instrumental em Língua Inglesa para Informática. Na perspectiva adotada, esse curso é atividade meio e não fim, pois o processo de construção deste recurso constitui parte do corpus a ser analisado. Ancora-se esta pesquisa na teoria dos gêneros textuais, balizada pelo interacionismo sócio-discursivo , cujas concepção e a abordagem da língua conduzem à compreensão de gênero como unidades psicológicas que são as ações de linguagem, durante as quais capacidades são mobilizadas e operações psicológicas são realizadas pelo usuário da língua, a fim de que sentidos sejam construídos, tanto na produção quanto na recepção de textos. Para análise dos gêneros, considerar-se-á que o processo de construção de sentidos, seja na compreensão ou na produção de textos, orais e escritos, comportam quatro operações, que sugerem um percurso que (i) toma como ponto partida o reconhecimento e análise do contexto de produção, circulação e recepção do texto e o reconhecimento do gênero a contextualização; (ii) em seguida, identifica-se o tema abordado tematização; (iii) depois, reconhecem-se os valores e os posicionamentos que o texto veicula em relação ao tema desenvolvido enunciação; (iv) finaliza-se com o estudo das seqüências discursivas que constituem o texto textualização. Voluntário 2016-09-23T15:26:12Z 2016-09-23T15:26:12Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic gêneros textuais
inglês instrumental
informática
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle gêneros textuais
inglês instrumental
informática
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
Adiane Fernandes de Sousa
Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
topic_facet gêneros textuais
inglês instrumental
informática
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
description Este trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual, consoante com a natureza subjetiva do objeto de estudo a transposição didática da teoria dos gêneros textuais para situações que contribuam para o desenvolvimento da habilidade de leitura em inglês. Essa transposição será materializada por meio de um curso on line de leitura instrumental em Língua Inglesa para Informática. Na perspectiva adotada, esse curso é atividade meio e não fim, pois o processo de construção deste recurso constitui parte do corpus a ser analisado. Ancora-se esta pesquisa na teoria dos gêneros textuais, balizada pelo interacionismo sócio-discursivo , cujas concepção e a abordagem da língua conduzem à compreensão de gênero como unidades psicológicas que são as ações de linguagem, durante as quais capacidades são mobilizadas e operações psicológicas são realizadas pelo usuário da língua, a fim de que sentidos sejam construídos, tanto na produção quanto na recepção de textos. Para análise dos gêneros, considerar-se-á que o processo de construção de sentidos, seja na compreensão ou na produção de textos, orais e escritos, comportam quatro operações, que sugerem um percurso que (i) toma como ponto partida o reconhecimento e análise do contexto de produção, circulação e recepção do texto e o reconhecimento do gênero a contextualização; (ii) em seguida, identifica-se o tema abordado tematização; (iii) depois, reconhecem-se os valores e os posicionamentos que o texto veicula em relação ao tema desenvolvido enunciação; (iv) finaliza-se com o estudo das seqüências discursivas que constituem o texto textualização.
author_additional Teresa Cristina Nascimento
author_additionalStr Teresa Cristina Nascimento
format Relatório de Pesquisa
author Adiane Fernandes de Sousa
title Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
title_short Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
title_full Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
title_fullStr Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
title_full_unstemmed Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
title_sort gêneros textuais como estratégia de leitura instrumental de textos em inglês da área da informática
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
_version_ 1831969400437080064
score 11.755432