/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Pará
A importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada vez mais vigente no mercado e...
Autor principal: | Caldas, Marcos Ruben de Almeida |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7579089929540945, https://orcid.org/0000-0003-0359-605X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10332 |
Resumo: |
---|
A importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem
do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de
internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada
vez mais vigente no mercado e nos diversos contextos sociais. Com isso, foi-se em busca de
resposta para o problema da pesquisa: de que forma os estudantes produzem significado dos
textos em inglês para o cumprimento de suas atividades acadêmicas demandadas para o ensino
e aprendizagem na formação inicial de professores? Seguido de o objetivo geral analisar
estratégias de aprendizagem de conteúdos ministrados por meio de textos em inglês nas
disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA campus
Bragança. A pesquisa de abordagem qualitativa (Creswell, 2014) usou como técnicas de coleta
de dados Grupo Focal (Borges e Santos, 2005; Backes et al., 2011; Trad, 2009; Duarte, 2007;
Jesus e Lima, 2012) e Entrevista Narrativa (Ravagnoli, 2018; Sousa e Cabral, 2015), com a
participação de seis discentes, em que os dados foram analisados por meio da Análise de
Conteúdo (Bardin, 2016; Cavalcante, Calixto e Pinheiro, 2014; Cardoso, Oliveira e Ghelli,
2021; Mendes, 2018) e tomando por base as Estratégias de Aprendizagem da teórica Oxford
(1990). Pelas categorias de: Contato com a Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem e
Formação Inicial, percebeu-se que o uso de textos em inglês acompanha o movimento de
internacionalização das instituições de ensino superior, o que impacta diretamente na formação
inicial dos licenciandos. Além disso, foi evidenciado que as dificuldades em desenvolver os
conteúdos específicos com o uso da língua inglesa provêm de um contexto anterior de uma
aprendizagem superficial do idioma. Nesse processo, a prática dos professores e a organização
institucional do curso é percebida como referência para as perspectivas de formação acadêmica,
principalmente relacionada à pesquisa. Conclui-se então, que o uso de inglês é uma necessidade
formativa no âmbito da internacionalização e das instituições de ensino superior na Amazônia
brasileira. No entanto, é importante um olhar mais atento às especificidades que o contexto de
formação de professores exige sobre a realidade da região Norte, para que, desse modo,
metodologias não reproduzam discursos de alienação ao mundo globalizado, mas suscitem
análises reflexivas do que se lê e aprende em cursos de formação inicial. |