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Relatório de Pesquisa
As lendas e as crianças: uma aproximação entre versões de regiões brasileiras
O propósito de querermos realizar esta pesquisa se dá pela curiosidade de verificarmos quais os elementos universais mais frequentes nas lendas com versões voltadas para crianças, nas regiões brasileiras norte e sul, identificando os pontos semelhantes e diferentes, por serem regiões do extremo do p...
Autor principal: | Rosane Cristina Reis Rabelo |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3381 |
Resumo: |
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O propósito de querermos realizar esta pesquisa se dá pela curiosidade de verificarmos quais os elementos universais mais frequentes nas lendas com versões voltadas para crianças, nas regiões brasileiras norte e sul, identificando os pontos semelhantes e diferentes, por serem regiões do extremo do país.
Queremos comparar vinte lendas, sendo dez de cada região: norte e sul, por considerarmos uma quantidade significativa para oferecer dados que nos garantam a constância das informações nos pontos a serem investigados. Sabemos que são inúmeras as lendas brasileiras que sofreram adaptação para o público infantil, por isso o recorte apontado foi feito da forma aleatória quanto à quantidade. No que diz respeito às versões a serem selecionadas, tomaremos como critérios de escolha os seguintes: autores conhecidos no cenário brasileiro que escrevem sobre a cultura de tradição oral (em especial, as lendas) e a linguagem utilizada, que deverá estar voltada para crianças.
Com estudo pretendido buscamos oferecer contribuições para a valorização do manancial existente na literatura de tradição oral brasileira, cuja origem se dá na cultura dos antepassados. São histórias que garantem a permanência dessa cultura na passagem de gerações. Sintetizam e sistematizam a visão de mundo e expressam seus anseios, suas indagações acerca da vida, resultando num acervo cultural de nossas origens que necessita ser conhecido, explorado e valorizado na contemporaneidade como forma de identificação cultural de novas gerações. |