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Relatório de Pesquisa
A presença da mulher indígena nos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM e nas licenciaturas específicas da UFAM
Este projeto de pesquisa se propõe a investigar e mapear a presença da mulher indígena matriculada, formanda/egressa dos cursos de magistério indígena ofertado pela Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e dos Cursos de Licenciaturas Específicas para Formação de Professores Indígena...
Autor principal: | Aucimara Souza do Nascimento |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393 |
Resumo: |
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Este projeto de pesquisa se propõe a investigar e mapear a presença da mulher indígena matriculada, formanda/egressa dos cursos de magistério indígena ofertado pela Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e dos Cursos de Licenciaturas Específicas para Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a fim de analisarmos a ausência do chamado fenômeno da feminização no magistério indígena, tão presente no magistério não indígena. Assim, na perspectiva de apreender/construir respostas às seguintes questões: quais povos indígenas são/foram atendidos pelos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM? Quais povos indígenas são/foram atendidos pelas licenciaturas específicas da UFAM? Do total de alunos matriculados no curso de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de alunos matriculados nos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Será realizada pesquisa documental, com análise de documentos oficiais (Projeto Pira-Yawara, da SEDUC/AM; Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura específica; Censo Escolar Indígena/INEP; lista de matrícula e de formandos/egressos). Para ter acesso a esses documentos, estão previstos contatos prévios junto à Gerência de Educação Escolar Indígena GEEI/SEDUC-AM; junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM. Em razão da natureza das informações contidas nos documentos levantados, será realizada em um primeiro momento uma análise quantitativa das mesmas. Posteriormente, esses quantitativos serão relacionados entre si e com a literatura existente para a realização de uma análise interpretativa de cunho qualitativo. |