Relatório de Pesquisa

O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero

O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profis...

ver descrição completa

Autor principal: Jéssica Querolin Goes da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394
Resumo:
O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan.