Relatório de Pesquisa

Fungos endofíticos de caapeba cheirosa (Piper marginatum Jacq.) antagonistas a Colletotrichum guaranicola, patógeno de guaranazeiro (Paullinia cupana Kunth ex H.B.K. var. sorbilis (Mart.) Ducke)

Microrganismos endofíticos são aqueles que vivem parte ou todo o seu ciclo biológico dentro de um hospedeiro. Eles habitam um nicho ecológico onde por vezes podem competir com os fitopatógenos. Estes são os que causam doenças em plantas. Os fitopatógenos são responsáveis por grandes perdas de import...

ver descrição completa

Autor principal: Natalia Sarmanho Monteiro Lima
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3551
Resumo:
Microrganismos endofíticos são aqueles que vivem parte ou todo o seu ciclo biológico dentro de um hospedeiro. Eles habitam um nicho ecológico onde por vezes podem competir com os fitopatógenos. Estes são os que causam doenças em plantas. Os fitopatógenos são responsáveis por grandes perdas de importância econômica em todo o mundo. O uso de insumos químicos no controle dos fitopatógenos têm causado impactos negativos nos mais diferentes locais dos ecossistemas, quer sejam na contaminação de águas e solo, efeito negativo em microrganismos benéficos e danos à saúde humana. Na contra mão, o controle biológico surge como alternativa para substituir o uso de agroquímicos. Uma alternativa para o controle de fitopatógenos é o uso de microrganismos antagonistas. Em nosso Estado, o cultivo de guaranazeiro tem sofrido fortes ataques do fitopatógeno Colletotrichum guaranicola, fungo responsável pela antracnose, doença limitante para a expansão dessa cultura. Nesse trabalho será investigado o potencial antagonístico de fungos endofíticos isolados de folhas de pimenteira longa (Piper hispidinervum L.) frente a esse fitopatógeno.