Relatório de Pesquisa

Antagonismo ao Fitopatógeno Colletotrichum guaranicola e Identificação Taxonômica de Actinomicetos Endofíticos do Guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis (Martius) Ducke).

Actinomicetos são bactérias Gram positivas, aeróbias, pertencentes a ordem Actinomycetales, classe Actinobacteria, caracterizadas por produzir um extenso substrato ramificado e micélio aéreo. Estas bactérias sãoo importantes componentes da microbiota edáfica, sendo melhores conhecidos por sua habili...

ver descrição completa

Autor principal: Ana Cecília Nina Lobato
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2492
Resumo:
Actinomicetos são bactérias Gram positivas, aeróbias, pertencentes a ordem Actinomycetales, classe Actinobacteria, caracterizadas por produzir um extenso substrato ramificado e micélio aéreo. Estas bactérias sãoo importantes componentes da microbiota edáfica, sendo melhores conhecidos por sua habilidade em produzir antibióticos. Desempenham um importante papel na rizosfera, onde influenciam o crescimento da planta e protegem as raízes da invasão de fungos patogênicos. Actinomicetos endofíticos são assim referidos por colonizarem o interior de tecidos sadios de plantas. A primeira referência a este grupo deu-se em 1964, quando exemplares do gênero Frankia, capazes induzir a formação de nódulos para assimilação de nitrogênio em plantas não leguminosas, foram enquadrados na classe Actinobacteria. Apresentam vantagem em relação às espécies da rizosfera, já que não estão expostos à competição com as demais bactérias do solo e colonizam os tecidos vegetais com sucesso, podendo ser considerados potenciais agentes de controle biológico. Actinomicetos endofíticos do guaranazeiro podem, portanto, ser agentes de controle biológico contra o agente etiológico da antracnose, a doença que representa a principal ameaça a guaranicultura.