Relatório de Pesquisa

O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana

A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12...

ver descrição completa

Autor principal: George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4103
Resumo:
A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim promover a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreenderem os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).