/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12...
Autor principal: | George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4103 |
Resumo: |
---|
A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim promover a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreenderem os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002). |