Relatório de Pesquisa

O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana

A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12...

ver descrição completa

Autor principal: George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4103
id oai:localhost:prefix-4103
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-41032025-03-10T20:14:54Z O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza Denilson Diniz Pereira Desenvolvimento psicomotor Surdez Teoria piagetiana CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim promover a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreenderem os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002). FAPEAM 2016-09-23T15:40:51Z 2016-09-23T15:40:51Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4103 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Desenvolvimento psicomotor
Surdez
Teoria piagetiana
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle Desenvolvimento psicomotor
Surdez
Teoria piagetiana
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
topic_facet Desenvolvimento psicomotor
Surdez
Teoria piagetiana
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
description A surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987:30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim promover a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreenderem os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).
author_additional Denilson Diniz Pereira
author_additionalStr Denilson Diniz Pereira
format Relatório de Pesquisa
author George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
title O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
title_short O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
title_full O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
title_fullStr O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
title_full_unstemmed O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise Piagetiana
title_sort o desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4103
_version_ 1831969520976134144
score 11.753896