Relatório de Pesquisa

Representação Simbólica da Escola Contemporânea nos Bairros da Zona Leste de Manaus: uma abordagem da violência escolar

A sensível crise no ensino, muitas vezes constatadas por diversos fatos retratados nas diferentes mídias, também faz parte do cotidiano das escolas de Manaus, o que dificulta e desmotiva o trabalho de professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são...

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Autor principal: Fernando de Souza Nogueira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4272
Resumo:
A sensível crise no ensino, muitas vezes constatadas por diversos fatos retratados nas diferentes mídias, também faz parte do cotidiano das escolas de Manaus, o que dificulta e desmotiva o trabalho de professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são muitos, dos quais os mais graves são a falta de disciplina nas atividades, desatenção com o conteúdo das aulas e agressão verbal e física a alunos e professores. Diante desse quadro, segue-se a importância desse trabalho para compreender a dinâmica da violência no contexto escolar, pois A partir desse panorama, é possível evidenciar que o debate a respeito da violência escolar é uma questão que não tem se limitado apenas à Educação, exigindo ações articuladas e transdisciplinares no seu trato (LÍVIA, 2012, 54), considerando que a complexidade do fenômeno da violência exige empenho de pesquisadores da Região Norte, uma vez que o fenômeno perpassa contextos diversos e distintos (LÍVIA, 2012, op. Cit.) mostrando-se complexo em si mesmo. Portanto, para se compreender a dinâmica sócio- cultural do contexto da violência e a mudança na representação simbólica da escola, precisamos compreender como os sujeitos escolares e os sujeitos sociais significam o fenômeno e a forma como esses se comportam perante tais situações.