/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Representação Simbólica da Escola Contemporânea nos Bairros da Zona Leste de Manaus: uma abordagem da violência escolar
A sensível crise no ensino, muitas vezes constatadas por diversos fatos retratados nas diferentes mídias, também faz parte do cotidiano das escolas de Manaus, o que dificulta e desmotiva o trabalho de professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são...
Autor principal: | Fernando de Souza Nogueira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4272 |
Resumo: |
---|
A sensível crise no ensino, muitas vezes constatadas por diversos fatos retratados nas diferentes mídias, também faz parte do cotidiano das escolas de Manaus, o que dificulta e desmotiva o trabalho de professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Os problemas são muitos, dos quais os mais graves são a falta de disciplina nas atividades, desatenção com o conteúdo das aulas e agressão verbal e física a alunos e professores.
Diante desse quadro, segue-se a importância desse trabalho para compreender a dinâmica da violência no contexto escolar, pois A partir desse panorama, é possível evidenciar que o debate a respeito da violência escolar é uma questão que não tem se limitado apenas à Educação, exigindo ações articuladas e transdisciplinares no seu trato (LÍVIA, 2012, 54), considerando que a complexidade do fenômeno da violência exige empenho de pesquisadores da Região Norte, uma vez que o fenômeno perpassa contextos diversos e distintos (LÍVIA, 2012, op. Cit.) mostrando-se complexo em si mesmo.
Portanto, para se compreender a dinâmica sócio- cultural do contexto da violência e a mudança na representação simbólica da escola, precisamos compreender como os sujeitos escolares e os sujeitos sociais significam o fenômeno e a forma como esses se comportam perante tais situações. |