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Relatório de Pesquisa
Análise do perfil socioeconômico de alunos do ICET/UFAM como fator de retenção e evasão na Educação Superior
A evasão e retenção por parte dos estudantes que frequentam cursos de graduação afetam de um modo geral quase todas as instituições de ensino superior brasileiras, e em especial as universidades públicas federais (CAMPELLO, 2008). A retenção, evidenciada pelo aumento da duração do tempo de permanênc...
Autor principal: | Thereza Rhaquel Almeida Batista |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-43012025-03-10T20:23:49Z Análise do perfil socioeconômico de alunos do ICET/UFAM como fator de retenção e evasão na Educação Superior Thereza Rhaquel Almeida Batista Fabrício Valentim da Silva Firmino José Lira Rosas Maria Katriane de Azevedo Jacaúna Odinéia do Socorro Pamplona Freitas http://lattes.cnpq.br/3550992833963939 Ensino Superior Evasão ICET CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A evasão e retenção por parte dos estudantes que frequentam cursos de graduação afetam de um modo geral quase todas as instituições de ensino superior brasileiras, e em especial as universidades públicas federais (CAMPELLO, 2008). A retenção, evidenciada pelo aumento da duração do tempo de permanência dos alunos nos cursos, e a evasão, responsável pela menor oferta de profissionais ao mercado de trabalho, são problemas ocasionados por uma série de fatores que resultam em perdas de recursos pessoais, institucionais e sociais. Consequentemente, as causas desses fenômenos e as conseqüentes estratégias para minimizá-los são de alto interesse das comunidades acadêmicas, em geral (LODER; NAKAO, 2011). A cada ano letivo, as instituições públicas têm apresentado um número cada vez maior de estudantes que tem dificuldades em permanecer nos cursos ou somente no período letivo (ALVES; FINATTI, s/d). Para tentar resolver este problema, o governo, em conjunto com as instituições, vem aderindo a medidas pedagógicas e assim procurando formas de expansão e desenvolvimento dos Institutos Federais de Ensino e incentivos aos discentes. O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na cidade de Itacoatiara, distante 275 km da capital do estado, possui atualmente um quadro com 82 professores e 40 técnicos em educação, que atendem a aproximadamente 2.000 estudantes matriculados em 9 cursos presenciais, sendo 2 licenciaturas duplas (Matemática e Física, Química e Biologia) e 7 graduações (Ciências Farmacêuticas, Engenharia de Produção, Química Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária e Agronomia). O Instituto fornecer apoio aos discentes, através de bolsas de monitoria, pesquisa, extensão e outros, e conta também com o Departamento de Assuntos Comunitário, setor vinculado diretamente com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Amazonas, que oferece serviços de apoio psicopedagógico e também bolsas trabalho, de moradia e auxilio a permanência no instituto. Esse ano, também foram implantados o Restaurante e Transporte Universitário, ações essas que visam estimular ainda mais a permanência dos estudantes na universidade. Porém, apesar de todos esses esforços, o ICET ainda vem sofrendo com um crescente índice de reprovações e evasões dos cursos, o que causa problemas de cunho financeiro e organizacional. Sendo assim, fica clara a importância de se conhecer a realidade socioeconômica dos alunos de graduação do ICET/UFAM e apontar o perfil socioeconômico que servirá para nortear a política estudantil identificando possíveis causas de retenção e evasão, bem como suas dificuldades para formação de alunos para ingressar no ensino superior. FAPEAM 2016-09-23T15:45:07Z 2016-09-23T15:45:07Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4301 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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A evasão e retenção por parte dos estudantes que frequentam cursos de graduação afetam de um modo geral quase todas as instituições de ensino superior brasileiras, e em especial as universidades públicas federais (CAMPELLO, 2008). A retenção, evidenciada pelo aumento da duração do tempo de permanência dos alunos nos cursos, e a evasão, responsável pela menor oferta de profissionais ao mercado de trabalho, são problemas ocasionados por uma série de fatores que resultam em perdas de recursos pessoais, institucionais e sociais. Consequentemente, as causas desses fenômenos e as conseqüentes estratégias para minimizá-los são de alto interesse das comunidades acadêmicas, em geral (LODER; NAKAO, 2011). A cada ano letivo, as instituições públicas têm apresentado um número cada vez maior de estudantes que tem dificuldades em permanecer nos cursos ou somente no período letivo (ALVES; FINATTI, s/d). Para tentar resolver este problema, o governo, em conjunto com as instituições, vem aderindo a medidas pedagógicas e assim procurando formas de expansão e desenvolvimento dos Institutos Federais de Ensino e incentivos aos discentes. O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na cidade de Itacoatiara, distante 275 km da capital do estado, possui atualmente um quadro com 82 professores e 40 técnicos em educação, que atendem a aproximadamente 2.000 estudantes matriculados em 9 cursos presenciais, sendo 2 licenciaturas duplas (Matemática e Física, Química e Biologia) e 7 graduações (Ciências Farmacêuticas, Engenharia de Produção, Química Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária e Agronomia). O Instituto fornecer apoio aos discentes, através de bolsas de monitoria, pesquisa, extensão e outros, e conta também com o Departamento de Assuntos Comunitário, setor vinculado diretamente com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Amazonas, que oferece serviços de apoio psicopedagógico e também bolsas trabalho, de moradia e auxilio a permanência no instituto. Esse ano, também foram implantados o Restaurante e Transporte Universitário, ações essas que visam estimular ainda mais a permanência dos estudantes na universidade. Porém, apesar de todos esses esforços, o ICET ainda vem sofrendo com um crescente índice de reprovações e evasões dos cursos, o que causa problemas de cunho financeiro e organizacional. Sendo assim, fica clara a importância de se conhecer a realidade socioeconômica dos alunos de graduação do ICET/UFAM e apontar o perfil socioeconômico que servirá para nortear a política estudantil identificando possíveis causas de retenção e evasão, bem como suas dificuldades para formação de alunos para ingressar no ensino superior. |
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