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Relatório de Pesquisa
Saúde escolar: uma análise geográfica dos principais problemas de saúde dos alunos nas escolas do bairro Parque das Nações/AM
Iniciado em 1994 com um loteamento, o Parque das Nações atualmente com o número aproximado de 15 mil habitantes (IBGE, 2010) possui escolas, unidades básicas de saúde e comércios em geral. Observa-se que sua infraestrutura de serviços básicos são deficientes, além de existência de muitas casas em ár...
Autor principal: | Guilherme Vilagelim de Souza |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4552 |
Resumo: |
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Iniciado em 1994 com um loteamento, o Parque das Nações atualmente com o número aproximado de 15 mil habitantes (IBGE, 2010) possui escolas, unidades básicas de saúde e comércios em geral. Observa-se que sua infraestrutura de serviços básicos são deficientes, além de existência de muitas casas em áreas insalubres, enfim, um ambiente propício à proliferação de doenças infectocontagiosas (JORNAL DO COMERCIO, 2013).
A categoria de análise Território configura-se essencial, fundamentalmente porque as relações sociais tem um alto grau de importância para compreender os problemas do espaço urbano.
É necessário despertar o senso crítico desses moradores, para se consolidar aquilo que Haesbaert (2007) em sua obra Des-terrirorialização e Identidade chamam de dimensão material do território, para que o Estado intervenha e realize obras de infraestrutura sanitária, planejamento urbano e outros processos de urbanismo no bairro, reduzindo o percentual de doenças infectocontagiosas, visando à melhoria da qualidade de vida desses moradores.
A pesquisa visa analisar as relações existentes entre a infraestrutura urbana do Parque das Nações e as enfermidades que lá ocorrem com frequência. Através de um levantamento de dados nas três escolas situadas no bairro sobre quais as principais doenças infectocontagiosas que frequentemente os alunos contraem. |