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Relatório de Pesquisa
Saúde escolar: uma análise geográfica dos principais problemas de saúde dos alunos nas escolas do bairro Parque das Nações/AM
Iniciado em 1994 com um loteamento, o Parque das Nações atualmente com o número aproximado de 15 mil habitantes (IBGE, 2010) possui escolas, unidades básicas de saúde e comércios em geral. Observa-se que sua infraestrutura de serviços básicos são deficientes, além de existência de muitas casas em ár...
Autor principal: | Guilherme Vilagelim de Souza |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-45522025-03-10T20:17:12Z Saúde escolar: uma análise geográfica dos principais problemas de saúde dos alunos nas escolas do bairro Parque das Nações/AM Guilherme Vilagelim de Souza Nelcioney José de Souza Araújo Escola Doença Meio Ambiente CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Iniciado em 1994 com um loteamento, o Parque das Nações atualmente com o número aproximado de 15 mil habitantes (IBGE, 2010) possui escolas, unidades básicas de saúde e comércios em geral. Observa-se que sua infraestrutura de serviços básicos são deficientes, além de existência de muitas casas em áreas insalubres, enfim, um ambiente propício à proliferação de doenças infectocontagiosas (JORNAL DO COMERCIO, 2013). A categoria de análise Território configura-se essencial, fundamentalmente porque as relações sociais tem um alto grau de importância para compreender os problemas do espaço urbano. É necessário despertar o senso crítico desses moradores, para se consolidar aquilo que Haesbaert (2007) em sua obra Des-terrirorialização e Identidade chamam de dimensão material do território, para que o Estado intervenha e realize obras de infraestrutura sanitária, planejamento urbano e outros processos de urbanismo no bairro, reduzindo o percentual de doenças infectocontagiosas, visando à melhoria da qualidade de vida desses moradores. A pesquisa visa analisar as relações existentes entre a infraestrutura urbana do Parque das Nações e as enfermidades que lá ocorrem com frequência. Através de um levantamento de dados nas três escolas situadas no bairro sobre quais as principais doenças infectocontagiosas que frequentemente os alunos contraem. FAPEAM 2016-09-23T15:47:38Z 2016-09-23T15:47:38Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4552 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
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Iniciado em 1994 com um loteamento, o Parque das Nações atualmente com o número aproximado de 15 mil habitantes (IBGE, 2010) possui escolas, unidades básicas de saúde e comércios em geral. Observa-se que sua infraestrutura de serviços básicos são deficientes, além de existência de muitas casas em áreas insalubres, enfim, um ambiente propício à proliferação de doenças infectocontagiosas (JORNAL DO COMERCIO, 2013).
A categoria de análise Território configura-se essencial, fundamentalmente porque as relações sociais tem um alto grau de importância para compreender os problemas do espaço urbano.
É necessário despertar o senso crítico desses moradores, para se consolidar aquilo que Haesbaert (2007) em sua obra Des-terrirorialização e Identidade chamam de dimensão material do território, para que o Estado intervenha e realize obras de infraestrutura sanitária, planejamento urbano e outros processos de urbanismo no bairro, reduzindo o percentual de doenças infectocontagiosas, visando à melhoria da qualidade de vida desses moradores.
A pesquisa visa analisar as relações existentes entre a infraestrutura urbana do Parque das Nações e as enfermidades que lá ocorrem com frequência. Através de um levantamento de dados nas três escolas situadas no bairro sobre quais as principais doenças infectocontagiosas que frequentemente os alunos contraem. |
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