Relatório de Pesquisa

Contribuições da teoria Histórico-Cultural em pesquisas sobre o desenho da criança pequena na Educação Infantil

Sendo a criança um sujeito sócio-histórico, desde bem pequena a interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um...

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Autor principal: Evelin Alyne Testi da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4652
Resumo:
Sendo a criança um sujeito sócio-histórico, desde bem pequena a interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente culturalmente enriquecedor, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de se expressar, principalmente, neste trabalho, através dos desenhos. Considerar a escrita como linguagem por excelência de forma única e indiscutível faz com que coloquemos crianças pequenas que ainda não sabem ler e escrever que se expressam através de outras linguagens em um patamar de inferioridade. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a criação de desenho por crianças pequenas e sua relação com a Educação Infantil. Conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer as produções teóricas recentes de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à criação de desenhos por crianças pequenas e sua relação com a educação infantil, sob o enfoque da teoria Histórico-Cultural. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2010 e 2014 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B3 no (Qualis CAPES, área Educação), bem como em teses e dissertações em Educação defendidas no país no mesmo período e disponíveis no sítio da CAPES, além dos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED).