Relatório de Pesquisa

O Programa Mais Educação no contexto de sua gestão: concepção e níveis de concretização

Os debates acerca da realidade educacional brasileira têm sido profícuos nas últimas décadas, estando centrados, mais recentemente, no aspecto de sua qualidade, fomentados pelas análises e críticas referenciadas nos dados de baixo desempenho escolar que os estudantes têm apresentado nas avaliações e...

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Autor principal: Samara Greicy Rodrigues da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4676
Resumo:
Os debates acerca da realidade educacional brasileira têm sido profícuos nas últimas décadas, estando centrados, mais recentemente, no aspecto de sua qualidade, fomentados pelas análises e críticas referenciadas nos dados de baixo desempenho escolar que os estudantes têm apresentado nas avaliações externas. Com o discurso focado na busca pela melhoria da qualidade da educação básica, em 2007 foi publicado pelo governo federal o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que objetiva, dentre outras metas, promover a qualidade da educação brasileira. Nessa direção, uma série de projetos e programas governamentais foram articulados ao PDE, dos quais destacamos o Programa Mais Educação (PMEd) como objeto de estudo desta pesquisa. Considera-se pertinente fazer uma reflexão sobre a concepção de gestão que permeia o PMEd, tanto em seu nível macro no âmbito dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino como em seu nível micro, executado no contexto escolar, uma vez que a busca pela qualidade do ensino através de ações que ampliam o tempo de permanência do aluno na escola, requer um olhar sensível para as formas de organização e gestão do trabalho escolar diante dessa realidade educacional ampliada . O processo investigativo do estudo tem como horizonte a pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, sendo a análise documental a técnica que irá subsidiar a produção dos dados.