/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O Programa Mais Educação no contexto de sua gestão: concepção e níveis de concretização
Os debates acerca da realidade educacional brasileira têm sido profícuos nas últimas décadas, estando centrados, mais recentemente, no aspecto de sua qualidade, fomentados pelas análises e críticas referenciadas nos dados de baixo desempenho escolar que os estudantes têm apresentado nas avaliações e...
Autor principal: | Samara Greicy Rodrigues da Silva |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4676 |
Resumo: |
---|
Os debates acerca da realidade educacional brasileira têm sido profícuos nas últimas décadas, estando centrados, mais recentemente, no aspecto de sua qualidade, fomentados pelas análises e críticas referenciadas nos dados de baixo desempenho escolar que os estudantes têm apresentado nas avaliações externas. Com o discurso focado na busca pela melhoria da qualidade da educação básica, em 2007 foi publicado pelo governo federal o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que objetiva, dentre outras metas, promover a qualidade da educação brasileira. Nessa direção, uma série de projetos e programas governamentais foram articulados ao PDE, dos quais destacamos o Programa Mais Educação (PMEd) como objeto de estudo desta pesquisa. Considera-se pertinente fazer uma reflexão sobre a concepção de gestão que permeia o PMEd, tanto em seu nível macro no âmbito dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino como em seu nível micro, executado no contexto escolar, uma vez que a busca pela qualidade do ensino através de ações que ampliam o tempo de permanência do aluno na escola, requer um olhar sensível para as formas de organização e gestão do trabalho escolar diante dessa realidade educacional ampliada . O processo investigativo do estudo tem como horizonte a pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, sendo a análise documental a técnica que irá subsidiar a produção dos dados. |