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Relatório de Pesquisa
Diversidade religiosa no âmbito escolar: conceito e/ou preconceito
Para viver democraticamente em uma sociedade que se conceitua laica, é basilar que seu povo conheça e respeite as diferentes religiões que transitam em sua cultura. Este conhecimento advém através da família, da escola e da sociedade em geral. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para promov...
Autor principal: | Ana Marli Souza Lima |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4749 |
Resumo: |
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Para viver democraticamente em uma sociedade que se conceitua laica, é basilar que seu povo conheça e respeite as diferentes religiões que transitam em sua cultura. Este conhecimento advém através da família, da escola e da sociedade em geral.
O ambiente escolar é um espaço privilegiado para promover o reconhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais e suas religiões, porém existe um outro espaço, o familiar, que infere e delimita os princípios que de certa forma alicerçam valores, dentre eles o religioso. Muitas vezes esses valores são estruturados como sendo os únicos corretos e com essa concepção a diversidade religiosa muitas vezes é tratada como um tabu, o que pode levar a intolerância religiosa e a ascensão de diversos tipos de discriminação, de rejeição, gerando assim vários conflitos humanos.
Por isso, se evidencia a importância de verificar o acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no nosso país, em especial no amazonas e de forma especifica no ambiente escolar, verificar como estar à aceitação do outro, do dessemelhante, já que isto é um importante aprendizado para a melhoria do convívio social que precisa ter como base o respeito.
A pesquisa se dará no Ensino Médio da Educação Básica, contando com aproximadamente 250 ou mais pesquisados e contará com as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista semiestruturada e frases incompletas, objetivando a análise qualitativa dos dados. |