Relatório de Pesquisa

Um estudo sobre o uso de experimentação como ferramenta no ensino de Química, na visão dos licenciandos de Química da UFAM

O ensino de química vem se dinamizando nos últimos anos com a utilização de ferramentas de ensino e recursos pedagógicos que visam facilitar o aprendizado dos alunos, em busca de uma aprendizagem significativa. Dentre as ferramentas que mais se destacam na literatura científica para o ensino de ciên...

ver descrição completa

Autor principal: Morgana de Souza Araújo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4778
Resumo:
O ensino de química vem se dinamizando nos últimos anos com a utilização de ferramentas de ensino e recursos pedagógicos que visam facilitar o aprendizado dos alunos, em busca de uma aprendizagem significativa. Dentre as ferramentas que mais se destacam na literatura científica para o ensino de ciências/química estão à experimentação, os jogos e ultimamente as redes sociais. As atividades experimentais tem sido objeto de estudo na área de ensino da química, por constituir um importante aspecto de ensino-apredizagem, e estimular o interesse dos alunos nas aulas e em atividades subsequentes (GIORDAN, 1999; FRANCISCO JR, 2008). No entanto, os futuros professores tem em geral uma ideia equivocada sobre o uso e a finalidade dessa ferramenta e é assim que o trabalho vai contribuir, estudando quais as concepções sobre experimentação tem os alunos de licenciatura da UFAM e promovendo oficina acerca do assunto.