Relatório de Pesquisa

Avaliação do desempenho de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentados com dieta suplementada com farinha de tenébrio (Tenebrio molitor)

O cenário mundial da aquicultura tem demonstrado um crescimento considerável nas últimas décadas, é o setor de produção animal de alimentos que mais cresce e precisa expandir-se de forma sustentável para manter a crescente demanda por peixes. Entre as espécies cultivadas, o tambaqui é a espécie que...

ver descrição completa

Autor principal: Maria Francisca da Graça Cruz
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4927
Resumo:
O cenário mundial da aquicultura tem demonstrado um crescimento considerável nas últimas décadas, é o setor de produção animal de alimentos que mais cresce e precisa expandir-se de forma sustentável para manter a crescente demanda por peixes. Entre as espécies cultivadas, o tambaqui é a espécie que vem se destacando no cultivo em viveiros por apresentar diversas características desejáveis. O cultivo intensivo de peixes requer a utilização de uma alimentação formulada com os mais diversos ingredientes e processos de elaboração, para um melhor aproveitamento pelos peixes. Dentre os ingredientes, incluem-se farinha de peixe, e um dos principais entraves são os custos que representam cerca 60-70% dos custos de produção. A necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias que possam viabilizar a manutenção de espécies nativas gerou um aumento na produção da pesquisa brasileira. A inclusão de insetos na dieta de peixes pode ser uma opção quando se busca alternativas sustentáveis de fonte proteica (possuem em média 45% em sua composição), e de baixo custo (pois o substrato para criação é feito pelo apreveitando resíduos orgânicos). Além disso, apresentam elevado potencial biótico favorecendo a criação massal em grande escala. Para avaliar os parâmetros zootécnicos terá a inclusão três níveis da farinha T. molitor fornecendo 10, 20 e 30% da proteína da ração, além de um tratamento testemunha, sem inclusão deste ingrediente. Dessa forma o objetivo do presente trabalho é avaliar o desenvolvimento e desempenho de juvenis de tambaqui, alimentados com dieta suplementada com farinha de tenébrio (Tenebrio molitor).