Relatório de Pesquisa

Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames

As atuais transformações e evoluções tecnológicas nos trazem a sensação de que o ser humano torna-se cada vez mais dependente das tecnologias. A popularização de aparelhos tecnológicos gera uma facilidade de acesso aos jogos eletrônicos (JE s), sobretudo tornando-os cada vez mais comuns entre os ado...

ver descrição completa

Autor principal: Max Myller Nascimento Pinto
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5246
id oai:localhost:prefix-5246
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-52462025-03-10T20:13:07Z Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames Max Myller Nascimento Pinto João Luiz da Costa Barros Jogos Eletrônicos Exergames Educação Física CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA As atuais transformações e evoluções tecnológicas nos trazem a sensação de que o ser humano torna-se cada vez mais dependente das tecnologias. A popularização de aparelhos tecnológicos gera uma facilidade de acesso aos jogos eletrônicos (JE s), sobretudo tornando-os cada vez mais comuns entre os adolescentes sua prática cotidiana. Hoje, já existem jogos capazes de captar os movimentos corporais e reproduzi-los no jogo. Vários nomes são dados a essa nova forma de jogar, dentre eles, os mais usuais são: exergames, active video gaming, motion-sensing video game, active video games, entre outros. É importante olharmos para os exergames como uma potencial ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Agregando os jogos eletrônicos na forma de exergames às aulas de Educação Física, intui-se que a mesma se tornaria mais atrativa e motivadora, sobre tudo para os alunos que põem resistência às aulas práticas. Dessa forma, qual seria a resposta dos alunos a respeito da sua preferência entre os conteúdos tradicionais da Educação Física e os exergames? O presente estudo utilizará o discurso dos alunos sobre a utilização dos exergames nas aulas de Educação Física. Utilizaremos a pesquisa qualitativa a partir de investigações teóricas, associando a produção científica com o discurso que os alunos irão fazer sobre o uso de exergames como forma e conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física. Participarão da pesquisa alunos cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (fundamental II) de uma escola da rede pública de educação. Tal escolha se deve ao fato de que, na literatura, as crianças e adolescentes dessa faixa etária estão em maior contato com os jogos virtuais. Com a autorização do responsável pela Escola, os alunos, serão informados sobre a pesquisa através de uma reunião marcada pela coordenação pedagógica, disponibilizando o auditório para as informações gerais sobre os objetivos da pesquisa, assim como a leitura e explicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e de uma Ficha de Identificação para que tomem ciência da proposta de pesquisa. Para a coleta dos dados será utilizado uma ficha de identificação, visando o perfil dos alunos participantes da investigação. A técnica de pesquisa será a entrevista com duas questões geradoras, sendo: Os escolares terão acesso a um vídeo onde são mostradas as praticas das aulas tradicionais de Educação como número 1 e as aulas utilizando os exergames como número 2. Pergunta 1: Se você tivesse que escolher um conteúdo para as aulas de Educação Física dessa semana, qual conteúdo você escolheria, os que foram mostrados como número 1, ou os que foram mostrados como número 2? Pergunta 2: O que te levou a optar por essa atividade? Essa resposta será gravada ou anotada em sua integralidade. Finalizado esse processo, será iniciada a tabulação dos resultados a partir das categorias de análise. FAPEAM 2017-05-29T18:47:01Z 2017-05-29T18:47:01Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5246 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Faculdade de Educação Física e Fisioterapia PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Jogos Eletrônicos
Exergames
Educação Física
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle Jogos Eletrônicos
Exergames
Educação Física
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Max Myller Nascimento Pinto
Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
topic_facet Jogos Eletrônicos
Exergames
Educação Física
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
description As atuais transformações e evoluções tecnológicas nos trazem a sensação de que o ser humano torna-se cada vez mais dependente das tecnologias. A popularização de aparelhos tecnológicos gera uma facilidade de acesso aos jogos eletrônicos (JE s), sobretudo tornando-os cada vez mais comuns entre os adolescentes sua prática cotidiana. Hoje, já existem jogos capazes de captar os movimentos corporais e reproduzi-los no jogo. Vários nomes são dados a essa nova forma de jogar, dentre eles, os mais usuais são: exergames, active video gaming, motion-sensing video game, active video games, entre outros. É importante olharmos para os exergames como uma potencial ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física. Agregando os jogos eletrônicos na forma de exergames às aulas de Educação Física, intui-se que a mesma se tornaria mais atrativa e motivadora, sobre tudo para os alunos que põem resistência às aulas práticas. Dessa forma, qual seria a resposta dos alunos a respeito da sua preferência entre os conteúdos tradicionais da Educação Física e os exergames? O presente estudo utilizará o discurso dos alunos sobre a utilização dos exergames nas aulas de Educação Física. Utilizaremos a pesquisa qualitativa a partir de investigações teóricas, associando a produção científica com o discurso que os alunos irão fazer sobre o uso de exergames como forma e conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física. Participarão da pesquisa alunos cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (fundamental II) de uma escola da rede pública de educação. Tal escolha se deve ao fato de que, na literatura, as crianças e adolescentes dessa faixa etária estão em maior contato com os jogos virtuais. Com a autorização do responsável pela Escola, os alunos, serão informados sobre a pesquisa através de uma reunião marcada pela coordenação pedagógica, disponibilizando o auditório para as informações gerais sobre os objetivos da pesquisa, assim como a leitura e explicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e de uma Ficha de Identificação para que tomem ciência da proposta de pesquisa. Para a coleta dos dados será utilizado uma ficha de identificação, visando o perfil dos alunos participantes da investigação. A técnica de pesquisa será a entrevista com duas questões geradoras, sendo: Os escolares terão acesso a um vídeo onde são mostradas as praticas das aulas tradicionais de Educação como número 1 e as aulas utilizando os exergames como número 2. Pergunta 1: Se você tivesse que escolher um conteúdo para as aulas de Educação Física dessa semana, qual conteúdo você escolheria, os que foram mostrados como número 1, ou os que foram mostrados como número 2? Pergunta 2: O que te levou a optar por essa atividade? Essa resposta será gravada ou anotada em sua integralidade. Finalizado esse processo, será iniciada a tabulação dos resultados a partir das categorias de análise.
author_additional João Luiz da Costa Barros
author_additionalStr João Luiz da Costa Barros
format Relatório de Pesquisa
author Max Myller Nascimento Pinto
title Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
title_short Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
title_full Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
title_fullStr Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de Educação Física: relação entre os conteúdos tradicionais da Educação Física Escolar e os Exergames
title_sort jogos eletrônicos como processo educativo nas aulas de educação física: relação entre os conteúdos tradicionais da educação física escolar e os exergames
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5246
_version_ 1831969678412480512
score 11.755432