Relatório de Pesquisa

Aspectos clínicos de neoplasias cirúrgicas do Sistema Nervoso Central em um hospital universitário da cidade de Manaus no período entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014.

No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores". Apro...

ver descrição completa

Autor principal: Anderson Thiago Nobre de Camargo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5283
Resumo:
No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores". Aproximadamente 50% a 75% são tumores primários e o restante é constituído por neoplasias metastáticas. Os tumores malignos cerebrais primários são a principal causa de morte por tumores sólidos em crianças e a terceira em adolescentes e adultos. Objetivo geral: Conhecer os aspectos clínicos de neoplasias cirúrgicas do Sistema Nervoso Central em um hospital universitário da cidade de Manaus no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. Objetivos específicos: Observar as localizações anatômicas dos tumores do SNC; identificar os achados clínicos dos pacientes; avaliar as condições clínicas no momento da alta hospitalar no pós-operatório. Material e método: Trata-se de um descritivo, retrospectivo e não controlado para identificar condições na alta pós-operatória dos sujeitos da pesquisa. O desenho do estudo é do tipo transversal a partir da análise de dados secundários obtidos nos prontuários médicos de pacientes com neoplasias do SNC submetidos à cirurgia no Hospital Universitário Getúlio Vargas no período do estudo. Análise dos dados: Todos os dados obtidos serão transcritos para uma planilha de dados elaborada no programa Excel 2010, onde também será realizado o tratamento dos dados. Para a verificação do grau de inaptidão ou deficiências funcional no pré e pós-operatório, será utilizada a Escala de Resultados ou de Desempenho de Karnofsky (ERK). Será realizado o cálculo de frequência simples e relativa a partir dos dados obtidos, além do teste qui-quadrado para observar a significância dos resultados encontrados.