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Relatório de Pesquisa
Associação entre a provável desordem coordenativa desenvolvimental e aptidão física em crianças
Introdução: A Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) pode estar relacionada à aquisição de níveis adequados de aptidão física em crianças. Contudo, resultados encontrados na literatura ainda não são conclusivos sobre a associação entre a DCD e aptidão física nesses indivíduos. Objetivo: verifi...
Autor principal: | CELSO GUILHERME MELO SILVA JUNIOR |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5297 |
Resumo: |
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Introdução: A Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) pode estar relacionada à aquisição de níveis adequados de aptidão física em crianças. Contudo, resultados encontrados na literatura ainda não são conclusivos sobre a associação entre a DCD e aptidão física nesses indivíduos. Objetivo: verificar a associação entre a provável desordem coordenativa desenvolvimental (pDCD) e o desempenho em testes de aptidão física em crianças. Material e método: Participarão deste estudo crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 a 10 anos com Provável Desordem Coordenativa Desenvolvimental (pDCD) e com desenvolvimento típico (DT) oriundas de uma escola pública do município de Manaus - AM. Serão consideradas com pDCD as crianças que apresentaram desempenho motor abaixo do percentil 5 na Movement Assessment Battery for Children (MABC-2). As crianças consideradas com desenvolvimento típico deverão pontuar acima do percentil 16 na referida bateria de testes. Serão avaliadas a força de membro superior (push up) (FITNESSGRAM, 2008), (pull up suspensão na barra) (AAHPERD, 1988), força de membro inferior (long jump test) (AAHPERD, 1985), preensão manual, (EUROFIT, 1983), resistência abdominal (Sit up), flexibilidade (seat and reach) e Índice de Massa Corporal normatizado pela idade (COLE, 2000) destas crianças e adolescentes. Será utilizada a estatística descritiva e inferencial com nível de significância de p≤0,05. |