/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras
O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar....
Autor principal: | Ueslana Azarak Moreira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5353 |
id |
oai:localhost:prefix-5353 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-53532021-11-16T22:14:47Z Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras Ueslana Azarak Moreira Fabiana Soares Fernandes Desenvolvimento Vocacional Universitários CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar. Para Savickas (2002) o indivíduo vai construindo seu espaço vital a partir da integração que faz dos múltiplos papeis sociais que assume, como ser estudante, pai/mãe, filho (a), profissional, etc. Os indivíduo tomam decisões sobre o seu papel profissional dentro das circunstâncias que seu meio social lhes oferece, associados aos papeis sociais desempenhados num dado momento. Essas afirmações nos remetem a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996). Esse pesquisador destaca que o desenvolvimento se dá em quatro dimensões que estão inter-relacionadas, a saber, pessoa, processo, tempo e contexto. A dimensão pessoa é compreendida pelas características biológicas, físicas e psicológicas em interação com o ambiente. No nosso caso, o jovem acadêmico de um curso superior. O processo diz respeito aos significados que a pessoa atribui às suas experiências e interações com esse ambiente. Ou seja, de que forma as vivências acadêmicas universitárias estão repercutindo em sua formação profissional. A terceira dimensão diz respeito ao tempo, portanto, a forma com que os acontecimentos vão constituindo sua história de vida e suas rotinas de vida. Caracterizaríamos aqui o tempo percorrido até o momento e como esse tempo pode ter interagido para colaborar com o desenvolvimento vocacional desses jovens. Por fim, a quarta dimensão diz respeito ao contexto, ou seja, o meio ambiente e suas interconexões. Aqui estaremos investigando o mesossistema (o curso de pedagogia), o exossistema (a universidade), e o macrossistema (a sociedade humaitaense, sua cultura e ideologias). É claro perceber, a partir dessa discussão, que as dimensões propostas por Bronfenbrenner de fato interagem para o desenvolvimento e estruturação do desenvolvimento vocacional dos jovens. O objetivo deste trabalho é conhecer como está o Desenvolvimento Vocacional de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM. Este estudo terá um caráter exploratório e transversal e com um cariz eminentemente quantitativo, sendo os dados recolhidos tratados através do SPSS. FAPEAM 2017-05-29T18:57:17Z 2017-05-29T18:57:17Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5353 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Desenvolvimento Vocacional Universitários CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Desenvolvimento Vocacional Universitários CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Ueslana Azarak Moreira Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
topic_facet |
Desenvolvimento Vocacional Universitários CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
O desenvolvimento vocacional é um processo que ocorre ao longo do desenvolvimento humano, sob o impacto de diversas influências contextuais micro e macrossociais, atingindo um dos pontos mais decisivos quando o adolescente/jovem decide qual o curso superior a que se irá candidatar e irá frequentar. Para Savickas (2002) o indivíduo vai construindo seu espaço vital a partir da integração que faz dos múltiplos papeis sociais que assume, como ser estudante, pai/mãe, filho (a), profissional, etc. Os indivíduo tomam decisões sobre o seu papel profissional dentro das circunstâncias que seu meio social lhes oferece, associados aos papeis sociais desempenhados num dado momento. Essas afirmações nos remetem a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1979/1996). Esse pesquisador destaca que o desenvolvimento se dá em quatro dimensões que estão inter-relacionadas, a saber, pessoa, processo, tempo e contexto. A dimensão pessoa é compreendida pelas características biológicas, físicas e psicológicas em interação com o ambiente. No nosso caso, o jovem acadêmico de um curso superior. O processo diz respeito aos significados que a pessoa atribui às suas experiências e interações com esse ambiente. Ou seja, de que forma as vivências acadêmicas universitárias estão repercutindo em sua formação profissional. A terceira dimensão diz respeito ao tempo, portanto, a forma com que os acontecimentos vão constituindo sua história de vida e suas rotinas de vida. Caracterizaríamos aqui o tempo percorrido até o momento e como esse tempo pode ter interagido para colaborar com o desenvolvimento vocacional desses jovens. Por fim, a quarta dimensão diz respeito ao contexto, ou seja, o meio ambiente e suas interconexões. Aqui estaremos investigando o mesossistema (o curso de pedagogia), o exossistema (a universidade), e o macrossistema (a sociedade humaitaense, sua cultura e ideologias). É claro perceber, a partir dessa discussão, que as dimensões propostas por Bronfenbrenner de fato interagem para o desenvolvimento e estruturação do desenvolvimento vocacional dos jovens. O objetivo deste trabalho é conhecer como está o Desenvolvimento Vocacional de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM. Este estudo terá um caráter exploratório e transversal e com um cariz eminentemente quantitativo, sendo os dados recolhidos tratados através do SPSS. |
author_additional |
Fabiana Soares Fernandes |
author_additionalStr |
Fabiana Soares Fernandes |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Ueslana Azarak Moreira |
title |
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
title_short |
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
title_full |
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
title_fullStr |
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
title_full_unstemmed |
Escolhas Vocacionais em alunos do curso de licenciatura em Letras |
title_sort |
escolhas vocacionais em alunos do curso de licenciatura em letras |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5353 |
_version_ |
1831969696428064768 |
score |
11.755432 |