/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Os jogos como recurso pedagógico na aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I
Este trabalho tem o propósito de discutir o uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática para estudantes do Ensino Fundamental I de Escolas públicas da cidade de Manaus. Esta problemática surge no momento em que nos deparamos com estudantes cada vez mais confusos com a aprendizagem da matemática, al...
Autor principal: | Gillianne Crystina dos Anjos Cardoso |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5385 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem o propósito de discutir o uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática para estudantes do Ensino Fundamental I de Escolas públicas da cidade de Manaus. Esta problemática surge no momento em que nos deparamos com estudantes cada vez mais confusos com a aprendizagem da matemática, além dos dados estatísticos sobre a disciplina que apresenta maior número de alunos reprovados, por falta do conhecimento desta, principalmente nos primeiros anos de escola da vida dos estudantes. Sabe-se que o ensino da matemática é bastante complexo, sendo necessário que o professor (a) desenvolva técnicas eficazes para que os estudantes possam acompanhar sua aplicação prática, o
que muitas vezes se torna inviável devido ao grande número de alunos por turma, principalmente nas escolas públicas onde esse número é desproporcional. Assim diante desta problemática temos para essa pesquisa o objetivo de utilizar os jogos conhecidos como jogos lúdicos como um recurso para o ensino da matemática, baseado em toda uma fundamentação que afirma que durante a brincadeira a criança interage melhor com os conteúdos aplicados, facilitando assim seu aprendizado. Desta forma, propomos fazer uma pesquisa participante onde teremos a oportunidade de acompanhar a aplicação desses jogos e confirmar ou não a veracidade das informações teóricas sobre o uso destes como ferramenta importante no processo ensino-aprendizado. Faremos uso do método Dialético, com a utilização das técnicas da documentação indireta e direta. Como instrumento para coleta de dados faremos a aplicação de um questionário com perguntas abertas aos professores regentes de turma das 10 escolas públicas municipais que trabalhem com o terceiro ano do Ensino Fundamental I. Serão aplicados ainda 3 jogos lúdicos voltados para o ensino da matemática. Assim espera-se que com tais jogos o processo de ensino da matemática seja mais eficiente e apresente resultados mais significativos para os estudantes. |