Relatório de Pesquisa

A resistência à ditadura militar e as lutas em defesa da educação: o Movimento Estudantil Secundarista no Amazonas (1980-1983)

A resistência à Ditadura Militar e as lutas em defesa da educação: o propósito deste trabalho é exibir o histórico dos movimentos estudantis e, assim observar a sua importância, trazendo resultados positivos. Estimulando os jovens a terem consciência crítica, a saber, e lutar por seus direitos, não...

ver descrição completa

Autor principal: Ana Gabriela Raposo Ferreira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5401
Resumo:
A resistência à Ditadura Militar e as lutas em defesa da educação: o propósito deste trabalho é exibir o histórico dos movimentos estudantis e, assim observar a sua importância, trazendo resultados positivos. Estimulando os jovens a terem consciência crítica, a saber, e lutar por seus direitos, não se deixando calar diante das injustiças da sociedade. Infelizmente hoje há um enorme déficit de profissionais engajados, em estimular a crítica, faltando, despertar assim, a autonomia muitas vezes reprimida dentro de cada um. Este trabalho tem o intuito de trazer conhecimento sobre o período descrito, fazendo com que os jovens de hoje possam entender os motivos destes movimentos e o porquê da luta árdua entre os estudantes e militares naquela época.