Relatório de Pesquisa

Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM

Com a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante d...

ver descrição completa

Autor principal: Priscilla Correia Carvalho
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
Resumo:
Com a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante deficiência, faz com que a biblioteca escolar não cumpra adequadamente sua função. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo geral o desempenho intra e extraescolar da biblioteca, analisando de forma comparativa a sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus-AM. Por meio dos objetivos específicos procura-se: traçar perfil sócio - econômico dos usuários da biblioteca escolar, identificar as dificuldades enfrentadas na biblioteca e pelos usuários da mesma. Como também pretende-se apontar a contribuição da biblioteca escolar para a escola, e os usuários e levantar informações sobre o trabalho da biblioteca e o desempenho dos alunos nas escolas e em processos de avaliação de ingresso a universidades. O método de pesquisa será o dialético, com abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória, utilizar-se-á de pesquisa de campo através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como também terá natureza documental, buscando-se informações referentes aos alunos e profissionais da escola e que também frequentem a biblioteca escolar. Para alcançar tais objetivos, também será necessário fazer quatro questionários para conhecer os sujeitos da pesquisa (profissionais que atuam na biblioteca, professores, alunos e o gestor). Observação, entrevistas (individual e em grupo), questionário e relatório serão os instrumentos técnicos a serem utilizados na pesquisa.