/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
"Um jogo que se constrói no processo de leitura e escrita": proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas
A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os pr...
Autor principal: | Jessica Mota Pereira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5412 |
Resumo: |
---|
A pesquisa diz respeito ao estudo sobre os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, considerando que esta proposta temsua relevância por tratar a criança como sujeito de seu processo de construção do conhecimdento e por ser uma proposta que trabalha os procedimetntos didáticos de ensinar a ler e escrever de uma forma diferenciada, partindo do todo para as partes. Em outras, palavras, parte do contexto, para o texto,depois para a frase e depois para a palavra com suas sílabas, sem explorar as famílias silábicas como no método tradicional sintético, processo silabação. Analisaremos os pressupostos que dão suporte a essa proposta inovadora, dentro dos aspectos epistemológicos, linguísticos, sociológicos, filosóficos e psicológicos. |