/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O gênero literário nos livros didáticos: um olhar orgânico sobre o ensino da Língua Portuguesa
A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdo...
Autor principal: | Evandro Oliveira Reis Júnior |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5442 |
Resumo: |
---|
A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem dos textos pertencentes ao gênero literário, a fim de verificar se esses aparecem inseridos no contexto de ensino da língua/linguagem, em conformidade com a perspectiva atualmente vigente de ensino no país ou se aparecem como conteúdo curricular independente, ainda arraigado a uma concepção retrógrada. |