Relatório de Pesquisa

O gênero literário nos livros didáticos: um olhar orgânico sobre o ensino da Língua Portuguesa

A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdo...

ver descrição completa

Autor principal: Evandro Oliveira Reis Júnior
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5442
Resumo:
A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem dos textos pertencentes ao gênero literário, a fim de verificar se esses aparecem inseridos no contexto de ensino da língua/linguagem, em conformidade com a perspectiva atualmente vigente de ensino no país ou se aparecem como conteúdo curricular independente, ainda arraigado a uma concepção retrógrada.