Trabalho de Conclusão de Curso

Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física

The present work aims to analyze the insertion of practical didactic activities involving physics and soccer concepts. To do so, it is necessary to build a teaching-learning process, in an interdisciplinary context, resulting in the use of physical knowledge through soccer. A set of theoretical and...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Andreza de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702
id oai:localhost:prefix-5702
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-57022025-03-10T20:24:37Z Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física Football: an experience with students in physics teaching Barbosa, Andreza de Souza Mota, Deniz dos Santos 79186700278 http://lattes.cnpq.br/3632354915141735 Guilherme, Adriano Pereira 04845159937 http://lattes.cnpq.br/9119402956173089 Pedrozo, Eduardo Bruno Lima 74826620225 http://lattes.cnpq.br/1474571004303513 https://orcid.org/0000-0001-5203-9917 https://orcid.org/0000-0001-5203-9917 Esporte Ensino de física Ensino Médio CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA Física - Estudo e ensino Futebol Didática The present work aims to analyze the insertion of practical didactic activities involving physics and soccer concepts. To do so, it is necessary to build a teaching-learning process, in an interdisciplinary context, resulting in the use of physical knowledge through soccer. A set of theoretical and practical didactic activities was elaborated based on the cycles and phases of learning of Lawson, permeating the phases: exploration, introduction of the concept and application of the concept. One of the main objectives of these activities was to enable students to learn about football related to physics and mathematics. In this sense, the results obtained, after the development and application of the activities in a School in Full-time High School in the municipality of Coari in the interior of the Amazon, has great potential in the mitigation of learning disabilities related to kinematics, besides acting strongly in the motivation of the students for the understanding of physical concepts through soccer. O presente trabalho objetiva a análise da inserção de atividades didáticas práticas que envolvam conceitos de física e futebol. Para tanto, é necessário construir um processo de ensino-aprendizagem, em um contexto interdisciplinar, resultando no uso do conhecimento físico por meio do futebol. Elaborou-se um conjunto de atividades didáticas teóricas e práticas com base nos ciclos e fases de aprendizagem de Lawson, permeando as fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Um dos principais objetivos dessas atividades foi possibilitar que os estudantes aprendam com o futebol assuntos relacionados à física e matemática. Neste sentido, verifica-se que os resultados obtidos, após o desenvolvimento e aplicação das atividades em uma Escola em Tempo Integral de Ensino Médio no município de Coari no interior do Amazonas, tem grande potencial na mitigação de deficiências de aprendizagens relacionadas com a cinemática, além de atuar fortemente na motivação dos estudantes pela compreensão de conceitos físicos por meio do futebol. 2 Apresenta exemplos autoexplicativos em alguns campos Não 2019-12-06T14:19:42Z 2019-07-19 2019-12-06T14:19:42Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso BARBOSA, Andreza de Souza. Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702 por Acesso Aberto Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Esporte
Ensino de física
Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Física - Estudo e ensino
Futebol
Didática
spellingShingle Esporte
Ensino de física
Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Física - Estudo e ensino
Futebol
Didática
Barbosa, Andreza de Souza
Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
topic_facet Esporte
Ensino de física
Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Física - Estudo e ensino
Futebol
Didática
description The present work aims to analyze the insertion of practical didactic activities involving physics and soccer concepts. To do so, it is necessary to build a teaching-learning process, in an interdisciplinary context, resulting in the use of physical knowledge through soccer. A set of theoretical and practical didactic activities was elaborated based on the cycles and phases of learning of Lawson, permeating the phases: exploration, introduction of the concept and application of the concept. One of the main objectives of these activities was to enable students to learn about football related to physics and mathematics. In this sense, the results obtained, after the development and application of the activities in a School in Full-time High School in the municipality of Coari in the interior of the Amazon, has great potential in the mitigation of learning disabilities related to kinematics, besides acting strongly in the motivation of the students for the understanding of physical concepts through soccer.
author_additional Mota, Deniz dos Santos
author_additionalStr Mota, Deniz dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Barbosa, Andreza de Souza
title Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
title_short Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
title_full Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
title_fullStr Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
title_full_unstemmed Futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
title_sort futebol: uma experiência com estudantes no ensino de física
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5702
_version_ 1831969740547948544
score 11.755432