/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação
This is a final project, starting from a research of scientific initiation, entitled "Profile of teachers working in the EJA in the city of Humaitá-AM: A look at the formation". Our objective is to draw the profile of teachers who work in urban municipal schools in the form of EJA, and relate to the...
Autor principal: | Beleza, Janderlane Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5716 |
id |
oai:localhost:prefix-5716 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-57162025-03-10T20:19:21Z Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação Beleza, Janderlane Oliveira Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Gomes, José Roberto EJA Educação Formação de professores CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Professores - Formação Educação de jovens e adultos This is a final project, starting from a research of scientific initiation, entitled "Profile of teachers working in the EJA in the city of Humaitá-AM: A look at the formation". Our objective is to draw the profile of teachers who work in urban municipal schools in the form of EJA, and relate to the initial and continuing education of these teachers Youth and Adult Education, addressing the historical context in Brazil and the state of Amazonas, to understand how this type of teaching was conceived throughout the history of Brazil. The developed work has as theoretical foundation the following authors: Freire (1997), Carvalho (2009), Haddad and Di Pierro (2000), Romão (2007), Miranda (2012) among others, whose studies transmit a primordial education for the understanding of the human condition in society. The discussions about the formation of teachers who work in the EJA modality are diverse, mainly because they have the responsibility to keep the students in class. For data analysis we opted for a quantitative and qualitative research because, there was no strict distinction between quantitative or qualitative research that thus provided the best strategy to understand the researched phenomena and, we conducted bibliographic study and field research, data collection was performed through questionnaire and interview. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, partindo de uma pesquisa de iniciação cientifica, intitulado “Perfil dos professores que atuam na EJA no Município de Humaitá-AM: Um olhar sobre a formação”. Temos como objetivo traçando o perfil dos professores que atuam nas escolas municipais urbanas na modalidade da EJA, e relacionando com a formação inicial e continuada desses professores a Educação de Jovens e Adultos, abordando sobre o contexto histórico no Brasil e no estado do Amazonas, para compreendermos como foi sendo concebido essa modalidade de ensino ao longo da História do Brasil. O trabalho desenvolvido tem como fundamentação teórica os seguintes autores: Freire (1997), Carvalho (2009), Haddad e Di Pierro (2000), Romão (2007), Miranda (2012) dentre outros, cujo seus estudos transmite uma educação primordial para o entendimento da condição humana na sociedade. As discussões a respeito da formação de professores que atuam na modalidade da EJA são diversas, principalmente por terem a responsabilidade de manterem a permanência dos alunos em sala. Para a análise de dados optamos por uma pesquisa quantiqualitativa pois, não houve distinção rigorosa entre pesquisa quantitativa ou qualitativa que assim proporcionou a melhor estratégia de compreender os fenômenos pesquisados e, realizamos estudo bibliográfico e pesquisa de campo, a coleta de dados foi realizada através de questionário e entrevista. 5 Diminuir a quantidade de dados Sim Muitos dados 2019-12-16T20:21:51Z 2019-12-13 2019-12-16T20:21:51Z 2019-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso BELEZA, Janderlane Oliveira. Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5716 por Acesso Aberto Brasil Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente Humaitá Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
EJA Educação Formação de professores CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Professores - Formação Educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
EJA Educação Formação de professores CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Professores - Formação Educação de jovens e adultos Beleza, Janderlane Oliveira Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
topic_facet |
EJA Educação Formação de professores CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Professores - Formação Educação de jovens e adultos |
description |
This is a final project, starting from a research of scientific initiation, entitled "Profile of teachers working in the EJA in the city of Humaitá-AM: A look at the formation". Our objective is to draw the profile of teachers who work in urban municipal schools in the form of EJA, and relate to the initial and continuing education of these teachers Youth and Adult Education, addressing the historical context in Brazil and the state of Amazonas, to understand how this type of teaching was conceived throughout the history of Brazil. The developed work has as theoretical foundation the following authors: Freire (1997), Carvalho (2009), Haddad and Di Pierro (2000), Romão (2007), Miranda (2012) among others, whose studies transmit a primordial education for the understanding of the human condition in society. The discussions about the formation of teachers who work in the EJA modality are diverse, mainly because they have the responsibility to keep the students in class. For data analysis we opted for a quantitative and qualitative research because, there was no strict distinction between quantitative or qualitative research that thus provided the best strategy to understand the researched phenomena and, we conducted bibliographic study and field research, data collection was performed through questionnaire and interview. |
author_additional |
Nogueira, Eulina Maria Leite |
author_additionalStr |
Nogueira, Eulina Maria Leite |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Beleza, Janderlane Oliveira |
title |
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
title_short |
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
title_full |
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
title_fullStr |
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
title_full_unstemmed |
Perfil dos professores que atuam na EJA no município de Humaitá-AM: um olhar sobre a formação |
title_sort |
perfil dos professores que atuam na eja no município de humaitá-am: um olhar sobre a formação |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5716 |
_version_ |
1831969742922973184 |
score |
11.753896 |