Trabalho de Conclusão de Curso

Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica

This text is the result of a research approached at the Federal University of Amazonas, in the municipality of Humaitá, whose objective was to investigate the contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in teacher training and practice, related to theory an...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Felipe Augusto Marques de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5822
id oai:localhost:prefix-5822
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-58222025-03-10T20:29:16Z Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica Freitas, Felipe Augusto Marques de Lima, Renato Abreu http://lattes.cnpq.br/5164284305900865 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Cavalcante, Felipe Sant' Anna http://lattes.cnpq.br/2723540144012951 https://orcid.org/0000-0003-0006-7654 https://orcid.org/0000-0003-0006-7654 https://orcid.org/0000-0002-2960-1200 https://orcid.org/0000-0002-2960-1200 https://orcid.org/0000-0002-3765-9218 Iniciação à docência Licenciatura Formação de professor Ensino e aprendizagem CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL Biologia - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino Bolsa de Iniciação à Docência Prática de ensino Professores - Formação This text is the result of a research approached at the Federal University of Amazonas, in the municipality of Humaitá, whose objective was to investigate the contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in teacher training and practice, related to theory and practice according to the perception of the Licensee of the Biology and Chemistry Sciences Course of the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This survey was carried out from the program's duration, corresponding from September 2018 to January 2020. In the training process, 29 students / scholarship participants participated in the survey. From a qualitative approach, based on documentary sources and narratives obtained through questionnaires with objective and subjective questions. The questionnaires were answered by the fellows in two moments, right after the insertion in the program, in September 2018 and the second in January 2020 at the end of the program. With thematic axes on the reasons that led to participate in the program, the experiences lived during its duration, as well as the impacts that its development has provided for academic training. For data analysis it was used the technique of content analysis partially systematized in the middle of the process. The results indicate that there was an evolution during the development of the program, since, of the participants, 27.6% mentioned their interest in the scholarship, and over time they identified themselves with the teaching profession, contributing significantly to the learning process. teaching, which was evident in the middle of the process. It was also found that the program, in addition to contributing to teacher training, collaborated to improve the dynamics of linked schoolchildren, based on practices developed in partnership with supervising teachers, working theory with practice by fellows, motivating new attitudes, passing to use diversified methodologies for teaching and learning. Este texto resulta de uma pesquisa abordada no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, no município de Humaitá, cujo objetivo foi investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação e prática docente, relacionado com a teoria e prática de acordo com a percepção dos Licenciandos do Curso de Ciências Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM. Essa pesquisa foi realizada a partir da vigência do programa, correspondendo de setembro de 2018 a janeiro de 2020. No processo formativo, participaram da pesquisa 29 alunos/bolsistas. De uma abordagem de cunho qualitativa, fundamentado a partir de fontes documentais e em narrativas obtidas por intermédio de questionários com questões objetivas e subjetivas. Os questionários foram respondidos pelos bolsistas em dois momentos, logo após a inserção no programa, em setembro de 2018 e o segundo em janeiro de 2020 no final do programa. Com eixos temáticos sobre os motivos que levaram a participar do programa, as experiências vividas durante a sua vigência, assim como os impactos que o seu desenvolvimento proporcionou para formação acadêmica. Para análise dos dados utilizou se a técnica de análise de conteúdo sistematizado parcialmente em meio ao processo. Os resultados sinalizam que houve uma evolução durante o desenvolvimento do programa, uma vez que, dos participantes, 27,6% mencionaram o interesse pela bolsa, e com o passar do tempo foram se identificando com a profissão, contribuído significativamente para a aprendizagem da docência, o que foi evidente em meio ao processo. Constatou-se também que o programa além de contribuir para a formação docente, colaborou para melhorar a dinâmica nas escolares vinculadas, a partir das práticas desenvolvias em parceria com os professores supervisores, trabalhando a teoria com prática pelos bolsistas, motivando a novas posturas, passando a utilizar metodologias diversificada para o ensino e aprendizado. 3 Estão de parabéns pelo sistema, é bem alto didático. Não 2020-12-16T13:42:23Z 2020-12-15 2020-12-16T13:42:23Z 2020-12-10 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5822 por Acesso Aberto Brasil Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente Humaitá/AM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Iniciação à docência
Licenciatura
Formação de professor
Ensino e aprendizagem
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Biologia - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Bolsa de Iniciação à Docência
Prática de ensino
Professores - Formação
spellingShingle Iniciação à docência
Licenciatura
Formação de professor
Ensino e aprendizagem
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Biologia - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Bolsa de Iniciação à Docência
Prática de ensino
Professores - Formação
Freitas, Felipe Augusto Marques de
Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
topic_facet Iniciação à docência
Licenciatura
Formação de professor
Ensino e aprendizagem
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Biologia - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Bolsa de Iniciação à Docência
Prática de ensino
Professores - Formação
description This text is the result of a research approached at the Federal University of Amazonas, in the municipality of Humaitá, whose objective was to investigate the contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in teacher training and practice, related to theory and practice according to the perception of the Licensee of the Biology and Chemistry Sciences Course of the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA / UFAM. This survey was carried out from the program's duration, corresponding from September 2018 to January 2020. In the training process, 29 students / scholarship participants participated in the survey. From a qualitative approach, based on documentary sources and narratives obtained through questionnaires with objective and subjective questions. The questionnaires were answered by the fellows in two moments, right after the insertion in the program, in September 2018 and the second in January 2020 at the end of the program. With thematic axes on the reasons that led to participate in the program, the experiences lived during its duration, as well as the impacts that its development has provided for academic training. For data analysis it was used the technique of content analysis partially systematized in the middle of the process. The results indicate that there was an evolution during the development of the program, since, of the participants, 27.6% mentioned their interest in the scholarship, and over time they identified themselves with the teaching profession, contributing significantly to the learning process. teaching, which was evident in the middle of the process. It was also found that the program, in addition to contributing to teacher training, collaborated to improve the dynamics of linked schoolchildren, based on practices developed in partnership with supervising teachers, working theory with practice by fellows, motivating new attitudes, passing to use diversified methodologies for teaching and learning.
author_additional Lima, Renato Abreu
author_additionalStr Lima, Renato Abreu
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Freitas, Felipe Augusto Marques de
title Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
title_short Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
title_full Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
title_fullStr Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
title_full_unstemmed Prática docente: percepção dos pibidianos do curso de Ciências - Biologia e Química do IEAA/UFAM acerca da formação acadêmica
title_sort prática docente: percepção dos pibidianos do curso de ciências - biologia e química do ieaa/ufam acerca da formação acadêmica
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5822
_version_ 1831969757933338624
score 11.755432