/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial
The individual with acute or chronic pain has a characteristic of discomfort ranging from mild to agony, which can cause pain catastrophizing. In Brazil, the teaching profession is one of the most important and necessary, these professionals have a high level of stress, anxiety and incidence of pain...
Autor principal: | Alfaia, Fabiana de Alencar |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5910 |
id |
oai:localhost:prefix-5910 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-59102025-03-10T20:36:57Z Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial Alfaia, Fabiana de Alencar Reis, Rafael de Menezes http://lattes.cnpq.br/3766681056482554 Macêdo, Juliberta Alves de http://lattes.cnpq.br/6276960524699162 Santos, Irlei dos http://lattes.cnpq.br/8479262508423862 https://orcid.org/0000-0002-8496-5939 https://orcid.org/0000-0002-8496-5939 https://orcid.org/0000-0002-8931-7391Irlei dos Santos https://orcid.org/0000-0002-8931-7391Irlei dos Santos Catastrofização Dor crônica Professores CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA Dor lombar Incidência de dor Sensibilização central Professores - Stress ocupacional The individual with acute or chronic pain has a characteristic of discomfort ranging from mild to agony, which can cause pain catastrophizing. In Brazil, the teaching profession is one of the most important and necessary, these professionals have a high level of stress, anxiety and incidence of pain. With the COVID-19 pandemic and the emergence of remote learning, these symptoms are expected to increase. The aim of this study is to evaluate and compare chronic pain, central sensitization and pain catastrophizing in primary school teachers during remote education due to the COVID-19 pandemic. 200 teachers from different regions of Brazil were recruited who answered, through an online form, a sociodemographic and working conditions questionnaire, the Central Sensitization Questionnaire (CSI) and the Catastrophic Thinking about Pain Scale (PCS) during the period of remote teaching. Most of the respondent teachers were female (77.5%), white (97%), residents of the Southeast region (89%), with lato sensu specialization (54%), had an income of 2 to 2.5 minimum wages. (15.5%), with a workload of 21 to 40 hours per week (57%). The main complaint of chronic pain was in the lumbar spine (mean 3.9). In the distribution of pain intensity, most teachers had chronic pain, especially in the lumbar spine region. Teachers who work more than 8 hours a day had more catastrophic thoughts than others. Teachers with salaries of R$3,000 to R$6,000 had a much higher level of pain than those who received higher salaries, as well as those who had difficulties with accessing the internet had greater pain awareness and catastrophizing. O indivíduo com dor aguda ou crônica, possui característica de desconforto de leve a agonia, podendo ocasionar catastrofização da dor. No Brasil, a profissão do professor é umas das mais importantes e necessárias, esses profissionais apresentam elevado nível de stress, ansiedade e incidência de dor. Com a pandemia da COVID-19 e a emergência do ensino remoto, espera-se que estes sintomas possam aumentar. O objetivo deste trabalho é avaliar e comparar quadros de dor crônica, sensibilização central e catastrofização da dor em professores da rede básica durante o ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Foram recrutados 200 professores de diferentes regiões do Brasil que responderam, através de um formulário online, um questionário sociodemográfico e sobre suas condições de trabalho, o Questionário de Sensibilização Central (CSI) e Escala de Pensamento Catastrófico sobre a Dor (PCS) durante o período de ensino remoto. A maioria dos professores respondentes foram do sexo feminino (77,5%) raça branca (97%), moradores da região sudeste (89%), possuem especialização lato sensu (54%), apresentavam renda de 2 a 2,5 salários mínimos (15,5%), com a carga horária de trabalho de 21 a 40 horas semanais (57%). A principal queixa de dor crônica foi na coluna lombar (média 3,9). Na distribuição da intensidade da dor, a maioria dos professores tiveram dor crônica, principalmente na região da coluna lombar. Os professores que trabalham mais de 8 horas por dia apresentavam mais pensamentos catastróficos que os outros. Docentes que possuem salários de R$ 3. 000 a R$ 6.000 possuíam um nível de dor bem maior que os que recebiam salários acima, assim como os que apresentaram dificuldades com acesso à internet possuíam maior sensibilização da dor e catastrofização. 4 um tutorial mais detalhado e direto Sim 2021-07-19T18:00:29Z 2021-07-18 2021-07-19T18:00:29Z 2021-07-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5910 por ARAUJO, Tânia Maria de et al. Diferenciais de gênero no trabalho docente e repercussões sobre a saúde. Ciência & Saúde Coletiva. V. 11, n. 4, 2006, p. 1117-1129. BERNARDINO, Yasmim Oliveira; DINIZ, Luan; ALMEIDA, Renato S. A efetividade da abordagem fisioterapêutica em indivíduos com dor lombar e sensibilização central. Revista da JOPIC, v. 1, n. 1, 2016. CASTRO MLO. A educação na Constituição de 1988 e a LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: André Quicé; 1998. p. 278. CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. O que é burnout. Educação: carinho e trabalho, v. 2, p. 237-254, 1999. DALVI, Aline Pin. Avaliação da qualidade de vida do profissional docente. InterSciencePlace Junior Rev de Iniciação Científica Internacional, v. 1, p. 01-08, 2010. DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; MELO, Rômulo Lustosa Pimenteira de; SILVA, Joilson Pereira da. Sentido de vida, bem-estar psicológico e qualidade de vida em professores escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 23, p. 73-82, 2013. DE MATTOS, Juliana Gonçalves Silva et al. Dores osteomusculares e o estresse percebido por docentes durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e25110615447-e25110615447, 2021. DIONISIO, G.H., SALERMO, V.Y., PADILHA, A. Central sensitization and beliefs among patients with chronic pain in a primary health care unit. BrJP, v. 3, n. 1, p. 42-7, 2020. DO NASCIMENTO SILVA, Elizeu. CINESIOFOBIA, CATASTROFIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO CENTRAL EM ESTUDANTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS: ESTUDO TRANSVERSAL. Revista Científica UMC, v. 5, n. 3, 2020 DO RÊGO, Alda Dantas; DE OLIVEIRA, Adriana Leônidas. Qualidade de Vida no Trabalho de Professores da Educação Básica: revisão integrativa. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. 375-388, 2017. FIGUEIREDO, P. Professores de SP começam ensino a distância nesta segunda e estão apreensivos com método para crianças e acesso à i n t e r n e t. G 1 S P, S ã o P a u l o, 1 3 a b r . D i s p o n í v e l em https://g1.globo.com/sp/saopaulo/educacao/noticia/2020/04/13/professores-de-sp-comecam-ensino-a-distancianestasegunda-e-estao-apreensivos-com-metodo-para-criancas-e-acesso-a-internet.ghtml. Acesso em: 18 abr. 2020.] GAO, J. e t a l . Mental health problems and social media exposure during COVID-19 outbreak. PLoS One, v.15, n. 4, e0231924, 2020. GABANI, Flávia Lopes et al. Dor crônica que mais incomoda professores do ensino básico: diferenciais entre distintas regiões do corpo. BrJP, v. 1, p. 151-157, 2018. GOMES MOREIRA, Anne Samilly; AMORIM SANTINO, Thayla; FERREIRA TOMAZ, Alecsandra. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental de urna escola da rede pública. Ciencia & trabajo, v. 19, n. 58, p. 20-25, 2017.JONES, David A. et al. The relationship between cognitive appraisal, affect, and catastrophizing in patients with chronic pain. The Journal of Pain, v. 4, n. 5, p. 267-277, 2003. KLAUMANN, Paulo Roberto; WOUK, A. F. P. F.; SILLAS, Thiago. Patofisiologia da dor. Archives of veterinary science, v. 13, n. 1, 2008. MOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 900-912, 2010. NEBLETT, Randy et al. The Central Sensitization Inventory (CSI): establishing clinically significant values for identifying central sensitivity syndromes in an outpatient chronic pain sample. The Journal of Pain, v. 14, n. 5, p. 438-445, 2013. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA EA CULTURA. Perfil dos Professores do Brasil-O que fazem, o que pensam, o que almejam. 2004. SECRETARIA DDE SAÚDE ESTADO DE SÃO PAULO. Estresse: o perigoso sintoma invisível do coronavírus. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/instituto- desaude/homepage/destaques/estresse-o-perigoso-sintoma-invisivel-do-coronavirus. Acesso em: 17 abr.2018. SILVA, Filipe Umbelino; ALCÂNTARA, Marcus Alessandro de; BARROSO, Olívia Lopes. Crenças em relação às condições crônicas de saúde: uma revisão crítica de instrumentos adaptados para a língua portuguesa. Fisioterapia em Movimento, v. 23, p. 651- 662, 2010. VARGAS E SILVA, Natália Cristina de Oliveira et al. Dor, incapacidade e catastrofização em indivíduos com osteoartrite do joelho. BrJP, v. 3, p. 322-327, 2020. Acesso Aberto Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari-AM Fisioterapia - Bacharelado - Coari |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Catastrofização Dor crônica Professores CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA Dor lombar Incidência de dor Sensibilização central Professores - Stress ocupacional |
spellingShingle |
Catastrofização Dor crônica Professores CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA Dor lombar Incidência de dor Sensibilização central Professores - Stress ocupacional Alfaia, Fabiana de Alencar Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
topic_facet |
Catastrofização Dor crônica Professores CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA Dor lombar Incidência de dor Sensibilização central Professores - Stress ocupacional |
description |
The individual with acute or chronic pain has a characteristic of discomfort ranging from mild to agony, which can cause pain catastrophizing. In Brazil, the teaching profession is one of the most important and necessary, these professionals have a high level of stress, anxiety and incidence of pain. With the COVID-19 pandemic and the emergence of remote learning, these symptoms are expected to increase. The aim of this study is to evaluate and compare chronic pain, central sensitization and pain catastrophizing in primary school teachers during remote education due to the COVID-19 pandemic. 200 teachers from different regions of Brazil were recruited who answered, through an online form, a sociodemographic and working conditions questionnaire, the Central Sensitization Questionnaire (CSI) and the Catastrophic Thinking about Pain Scale (PCS) during the period of remote teaching. Most of the respondent teachers were female (77.5%), white (97%), residents of the Southeast region (89%), with lato sensu specialization (54%), had an income of 2 to 2.5 minimum wages. (15.5%), with a workload of 21 to 40 hours per week (57%). The main complaint of chronic pain was in the lumbar spine (mean 3.9). In the distribution of pain intensity, most teachers had chronic pain, especially in the lumbar spine region. Teachers who work more than 8 hours a day had more catastrophic thoughts than others. Teachers with salaries of R$3,000 to R$6,000 had a much higher level of pain than those who received higher salaries, as well as those who had difficulties with accessing the internet had greater pain awareness and catastrophizing. |
author_additional |
Reis, Rafael de Menezes |
author_additionalStr |
Reis, Rafael de Menezes |
format |
Artigo |
author |
Alfaia, Fabiana de Alencar |
title |
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
title_short |
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
title_full |
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
title_sort |
avaliação de dor relacionada ao comportamento em professores da rede básica de ensino durante o ensino remoto emergencial |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5910 |
_version_ |
1831969774782906368 |
score |
11.755432 |