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O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão

Acid-base indicators are substances that have different colors depending on the acidity of the solution that is present, being an alternative for the contextualization and elaboration of tests with accessible and low-cost materials. This manuscript aims to present a review on the use of natural prod...

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Autor principal: Almeida, Célio dos Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5926
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spelling oai:localhost:prefix-59262021-12-01T19:01:51Z O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão The use of natural acid-base indicators in chemistry teaching: a review Almeida, Célio dos Santos Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima 87812894215 http://lattes.cnpq.br/9935066425464773 0000-0001-7998-410X 0000-0001-7998-410X Produtos naturais Ensino de Química Antocianina CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Indicadores ácido-base Química - Estudo e Ensino Química orgânica Flavonoides Acid-base indicators are substances that have different colors depending on the acidity of the solution that is present, being an alternative for the contextualization and elaboration of tests with accessible and low-cost materials. This manuscript aims to present a review on the use of natural products used as a natural indicator applied to the teaching of acid-base. The methodology consisted of an integrative bibliographic research, covering the period from 2010 to 2020. The research was carried out in a database Scielo, Google Scholar, Science Direct, ResearchGate, and Redalyc. There was an ample use of natural products obtained from flowers, fruits, roots, and leaves used as a natural indicator, showing the classes of flavonoids and anthocyanins as the main compounds associated with the ability to change color in different pH media. The presented data demonstrated the diversity of materials, which were efficient as a facilitating of students' learning, favoring the assimilation of the Chemistry contents through the contextualizing of theoretical knowledge. Keywords: Natural products; Chemistry Teaching; Anthocyanin. Os indicadores ácido-base são substâncias que possuem cores diferentes em função da acidez da solução que está presente, sendo uma alternativa para a contextualização e elaboração de testes com materiais acessíveis e de baixo custo. Este manuscrito tem como objetivo apresentar uma revisão sobre o uso de produtos naturais utilizados como indicador natural aplicado ao ensino de ácido-base. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica integrativa, abrangendo o período de 2010 a 2020. A pesquisa foi realizada em um banco de dados Scielo, Google Acadêmico, Science Direct, ResearchGate e Redalyc. Houve ampla utilização de produtos naturais obtidos de flores, frutos, raizes e folhas utilizados como indicador natural, evidenciando as classes de flavonoides e antocianinas como os principais compostos associados à capacidade de mudar de cor em diferentes meios de pH. Os dados apresentados demonstraram a diversidade de materiais, os quais se mostraram eficientes como facilitadores da aprendizagem dos alunos, favorecendo a assimilação dos conteúdos 2 Utilizar exemplos na parte inferior do preenchimento Não 2021-07-29T17:42:35Z 2021-07-30 2021-07-29T17:42:35Z 2021-07-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo ALMEIDA, Célio dos Santos; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SOUZA, Anderson de Oliveira. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 175997243, 15 ago. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7243. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5926 por Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes. BRASIL. (2018). Base Nacional Curricular Comum: área de Ciências da natureza e suas tecnologias. 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institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
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Antocianina
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