Trabalho de Conclusão de Curso

Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM

Este trabajo de finalización de curso (TCC), trae discusiones sobre la importancia del cine y la educación de los niños en una escuela primaria en la ciudad de Benjamin Constant/AM. El objetivo general fue comprender la realidad del cine en la práctica pedagógica en los primeros años de la escuela p...

ver descrição completa

Autor principal: Lopes, Nathalia Gonçalves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5962
id oai:localhost:prefix-5962
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-59622021-08-31T15:19:25Z Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM Lopes, Nathalia Gonçalves Souza, Josenildo Santos de http://lattes.cnpq.br/0387265843282594 Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos http://lattes.cnpq.br/3675567358035478 Souza, Maria Francisca Nunes de http://lattes.cnpq.br/8856871782401203 https://orcid.org/0000-0001-6028-252X https://orcid.org/0000-0001-6028-252X https://orcid.org/0000-0003-1470-8774 https://orcid.org/0000-0003-1470-8774 https://orcid.org/0000-0001-5578-4832 Cinema e educação Prática pedagógica Anos iniciais e ensino fundamental Benajamin Constant-AM CIÊNCIAS HUMANAS Escola - Infraestrutura física Ensino e aprendizagem Imagens cinematográficas Língua Portuguesa - Estudo e ensino Este trabajo de finalización de curso (TCC), trae discusiones sobre la importancia del cine y la educación de los niños en una escuela primaria en la ciudad de Benjamin Constant/AM. El objetivo general fue comprender la realidad del cine en la práctica pedagógica en los primeros años de la escuela primaria en un colegio de la ciudad de Benjamin Constant/AM, para ello, realizamos un estudio bibliográfico que aborda el cine y la educación y su relación con la práctica pedagógica en años iniciales, con el aporte de autores como Duarte (2002), Fresquet (2013), Amâncio (2014), Souza (2015), Deus ... [et al] (2017), entre otros y, así como los fundamentos legales presentado por CF/1998, LDBEN (1996), ECA (1990) y Ley N ° 13.006 / 2014. El recorrido metodológico estuvo guiado por estudios que discurren por el método fenomenológico, la investigación de campo, la investigación acción de carácter exploratorio y cualitativo y el relevamiento bibliográfico. Las técnicas de recolección de datos incluyeron observación participante, cuestionario semiestructurado, cuaderno de campo para registrar fenómenos educativos, así como grabadora de voz y cámara. Como resultado, entendemos que la práctica pedagógica del docente, mediada por el cine, promueve la enseñanza y el aprendizaje, innovadores, creativos en las áreas de la enseñanza de las matemáticas, la lengua portuguesa y las artes, transpuestos al aprendizaje de los alumnos de 4º año. escuela primaria. Este trabalho de conclusão de Curso (TCC), traz as discussões da importância do cinema e a educação das crianças em uma escola do ensino fundamental no município de Benjamin Constant/AM. O objetivo geral foi compreender a realidade do cinema na prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do município de Benjamin Constant/AM. Para tanto, realizamos estudo bibliográfico que trata do cinema e da educação e sua relação com a prática pedagógica nos anos iniciais, com a contribuição de autores como Duarte (2002), Fresquet (2013), Amâncio (2014), Souza (2015), Deus ...[et al] (2017), dentre outros e, bem como os fundamentos legais trazidos pela CF/1998, LDBEN (1996), ECA (1990) e Lei nº 13.006/2014. A trilha metodológica foi norteada por estudos que perpassam pela pesquisa de campo, pesquisa-ação de caráter exploratório e de natureza qualitativa e levantamento bibliográfico. As técnicas de coleta de dados incluíram a observação participante, questionário semiestruturado, caderno de campo para registro dos fenômenos educativos, bem como gravador de voz e máquina fotográfica. Como resultado, compreendemos que a prática pedagógica do professor, quando mediado pelo cinema, promove o ensino e aprendizagem, inovadora, criativa no eixo das disciplinas de ensino da matemática, língua portuguesa e artes, transposto para o aprendizado dos alunos do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. 3 Não 2021-08-31T15:13:01Z 2021-08-25 2021-08-31T15:13:01Z 2021-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5962 por ABRANTES, Wanda Medrado. A pedagogia do gestor do corpo, da simbologia em imagens. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARB, Paulo. Redes culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. ALVES, Giovanni; MACEDO, Felipe (Org.). Cineclube, cinema e educação. Londrina: Práxis, 2010. AMÂNCIO, Antonio Carlos; CHALUPE, Hadija; SALVATIERRA, Eliany; NÚÑEZ, Fabián Rodrigo Magioli; NOVA, João Luiz Leocadio da; BRAGANÇA, Maurício de; FREIRE, Rafael de Luna. Novos desafios frente a lei 13.006/14. In: FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: a lei 13.006 Reflexões, Perspectiva e Propostas. Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2014. AMAZONAS. Lei nº 4.183, de junho de 2015. Aprova o plano estadual de educação do estado do amazonas e da outras providências. APP-SINDICATO. Formação e papel do pedagogo na organização do trabalho escolar. In: Caderno de Debates. IV Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato. Curitiba, 2006. BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo; Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos; 20) BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. BRASIL. Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: SECAD, 2006. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p. CALDEIRA, Anna M. S.; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DESLAURIERS, Jean Pierre; KÉRISIT, Michele. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionel-H; LAPERRIERE, Anne. MAYER, Robert; PIRES, P, Álvaro. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CALDEIRA, Paulo da Terra. O espaço físico da biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 62 p. p. 47-50. CANTON, Fabiane Raquel; RECH, Indiara; PUJOL, Maristela Silveira; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Ruídos na tela. O cinema e a obrigatoriedade nas escolas. In: FRESQUET Adriana. Cinema e Educação: a lei 13.006 Reflexões, Perspectiva e Propostas. Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2014. COELHO, Maria Auxiliadora dos Santos. Práticas Pedagógicas de Professores do Multisseriado na Tríplice Fronteira Amazônica Brasil-Peru-Colômbia: Um Olhar Decolonial sobre a Educação Ribeirinha. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2020. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém-Pará, 2020. COELHO, R. M. F; VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática, v. 1, 2011. Disponível em: http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/334/291. Acesso em: 10 de setembro de 2020. COUTINHO, Laura Maria. Audiovisual: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. DUARTE, Adriana C.; VIEIRA Lívia Maria F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FaE/UFMG, 2010. v. 1. DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. DEUS, Ana Lara Silva de; SANTOS, Camila Borges dos; LORENZONI, Cândice Moura; NUNES, Claudia Eliza de Campos; OLIVEIRA, Valeska Forte de. O sentido da arte do cinema: a formação do/ a e o imaginário como projeto além-fronteiras na educação. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; NUNES, Célia Maria Fernandes; DINIZ, Margareth; ARAÚJO, Maria Jaqueline de Grammont Machado de; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Telas da docência: professores, professoras e cinema. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. FABRIS, Eli T. Henn. Cinema e educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARB, Paulo. Redes culturais, diversidade e educação. – Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira ¿ prefácio de Jacques Chonchol. 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1983. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação, cartas pedagógicas e outros escritos. 6º reimpressão, Editora UNESP, São Paulo. SP. 2000. P. 77-9. FREIRE, Paulo. Medo e ousadia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008. FERNANDES, Adriana Hoffmann. “A Professora disse que hoje não vai ter aula e que é filme” - A obrigatoriedade de ver filmes e o cineclube como acesso formativo aos filmes: Um desafio a partir da legislação. In: FRESQUET Adriana. Cinema e Educação: a lei 13.006 Reflexões, Perspectiva e Propostas. Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2014. FERREIRA, Jarliane da Silva; COELHO, Maria Auxiliadora da Silva; SOUZA, Josenildo Santos de. Observatório da educação do campo no alto Solimões\Amazonas: uma experiência com formação de professores do campo no chão da escola ribeirinha. In: SANCHEZ, Camilo Torres; SOUZA, Josenildo Santos de; JUSTAMAND, Michel. Diálogos híbridos II. São Paulo, 2017. FERRES, JOAN. La educación como industria del deseo. Un nuevo estilo comunicativo. Gedisa, Barcelona: 2008. FRESQUET Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. In: FRESQUET Adriana. Cinema e Educação: a lei 13.006 Reflexões, Perspectiva e Propostas. Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2014. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CADART, Roseli Salete; PERREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA Denise Tolfo. Método de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil- UAB/UFRGS e pelo curso de Graduação Tecnologia – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Kirikú e a Feiticeira (Kirikou et la Sociére. 1998), França / Bélgica/ Luxemburgo. Direção e Roteiro: Michel Ocelot. Vozes/Cast. Gênero: Animação, Aventura, Família. Duração: 74 minutos. LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Pratica. Goiânia: Alternativa, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. LOPES, José de Sousa Miguel. A língua das mariposas: a inocência perdida. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LORROSA, Jorge; LOPES, José de Sousa Miguel. A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 LUVIELMO, M. M.; LEIVAS, R. Z. Um pedido de socorro do planeta terra: Cinema de animação e Educação Ambiental. In: Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. 22, janeiro a julho de 2009. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/2835/1611. Acesso em: 18 de setembro de 2020. MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque; GUIMARÃES, Luís Gustavo. Cinema Na Escola: Da Formação De Professores Para Prática Escolar. In: FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: a lei 13.006 Reflexões, Perspectiva e Propostas. Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2014. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Filosofia da educação: reflexões e debates. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. OLIVEIRA NETTO, Alvim A. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes,2005. PRADO, Lúcia Fernanda da Silva. Cinema como proposta educativa. Disponível em: http://www.dmd2.webfactional.com/media/anais/cinema-como-proposta-educativa.pdf. Acesso em 15 outubro de julho de 2020. PIMENTEL, Lucilla da Silveira Leite. Educação e cinema: dialogando para a formação de poetas. São Paulo: Cortez, 2011. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. PMBC. Prefeitura Municipal de Benjamin Constant. PPP (Projeto Político Pedagógico). Escola Municipal Professora Sofia Barbosa. Benjamin Constant, 2019. RODRIGUES, Neidson. Adeus, meninos: um discurso contra o esquecimento. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel. A escola vai ao cinema. 2 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. SILVA, Deleon Souto da. O uso do cinema na escola: a construção de aprendizagens a partir de filmes. João Pessoa, 2019. SILVA, Edna Lúcia da; Menezes, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000, 118 P. SILVA, Reginaldo Conceição da; LUZ, Antonio Caldas da; MATOS, Francisco de Assis Nogueira de; SANTOS, Glademir Sales dos; RUBEM, Janilson Gonçalo; BENTES, Marcleiser Oliveira; LIMA, Suzana Carvalho. Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais: povos Kokama e Tikuna Benjamin Constant-Am: demarcação contra devastação. Manaus: UEA, 2013. SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007. SOUZA. Caio de. Cinema na escola indígena da comunidade Bom Caminho do Município de Benjamin Constant/AM. Orientador: Josenildo Santos de Souza. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, Amazonas, 2020. SOUZA, Josenildo Santos. Uso do Cinema na Articulação de Temas Transversais e de Desenvolvimento Sustentável no Ensino Fundamental do Município de ParintinsAmazonas-Brasil. Diretor: Professor Doutor Camilo Torres Sanchez. Codiretor: Professor Doutor Germán Palácio Castanheda. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Amazônicos) - Universidade Nacional de Colômbia - Sede Amazônia. Leticia, Colômbia: 2015. Disponível em http://bdigital.unal.edu.co/51380/1/josenildosantosdesouza.2015.pdf SOUZA, Josenildo Santos de; COELHO, Maria Auxiliadora dos Santos; JUSTAMAND, Michel; ALBUQUERQUE, Renan. O cinema, a educação e os temas transversais no município de São Paulo de Olivença, Amazonas/Brasil. SOMANLU: Revista de Estudos Amazônicos – UFAM. ISSN (impresso): 1518-4765 / ISSN (eletrônico): 2316-4123 ANO 20, nº 1, Jan./Jun. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/7747. Acessado em 17/10/2020. SOUZA, Josenildo Santos de; SANCHEZ, Camilo Torres; CASTAÑEDA, Germán Palacio. Projeto ecopolítico pedagógico e os temas transversais de desenvolvimento sustentável na educação amazônica. In: ALBUQUERQUE, Renan; JUSTAMAND, Michel; SANCHEZ, Camilo Torres; SOUZA, Josenildo Santos de. [Orgs] Fronteiras de saberes. Manaus: EDUA, 2016. SOUZA, Renata Junqueira de. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. UNESP – Presidente Prudente. Disponível em: http//www.unesp.br. Acesso em 27 de outubro de 2020. SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. THIEL, Grace Cristiane. Movie takes, a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 18 de novembro de 2020. VASCONCELOS, Maria Lucia; BRITO, Regina Helena Pires de. Conceito de educação em Paulo Freire. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes: São Paulo, SP: Mack Pesquisa – Fundo Mackenzie de Pesquisa, 2014. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013. Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant/AM Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Cinema e educação
Prática pedagógica
Anos iniciais e ensino fundamental
Benajamin Constant-AM
CIÊNCIAS HUMANAS
Escola - Infraestrutura física
Ensino e aprendizagem
Imagens cinematográficas
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
spellingShingle Cinema e educação
Prática pedagógica
Anos iniciais e ensino fundamental
Benajamin Constant-AM
CIÊNCIAS HUMANAS
Escola - Infraestrutura física
Ensino e aprendizagem
Imagens cinematográficas
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Lopes, Nathalia Gonçalves
Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
topic_facet Cinema e educação
Prática pedagógica
Anos iniciais e ensino fundamental
Benajamin Constant-AM
CIÊNCIAS HUMANAS
Escola - Infraestrutura física
Ensino e aprendizagem
Imagens cinematográficas
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
description Este trabajo de finalización de curso (TCC), trae discusiones sobre la importancia del cine y la educación de los niños en una escuela primaria en la ciudad de Benjamin Constant/AM. El objetivo general fue comprender la realidad del cine en la práctica pedagógica en los primeros años de la escuela primaria en un colegio de la ciudad de Benjamin Constant/AM, para ello, realizamos un estudio bibliográfico que aborda el cine y la educación y su relación con la práctica pedagógica en años iniciales, con el aporte de autores como Duarte (2002), Fresquet (2013), Amâncio (2014), Souza (2015), Deus ... [et al] (2017), entre otros y, así como los fundamentos legales presentado por CF/1998, LDBEN (1996), ECA (1990) y Ley N ° 13.006 / 2014. El recorrido metodológico estuvo guiado por estudios que discurren por el método fenomenológico, la investigación de campo, la investigación acción de carácter exploratorio y cualitativo y el relevamiento bibliográfico. Las técnicas de recolección de datos incluyeron observación participante, cuestionario semiestructurado, cuaderno de campo para registrar fenómenos educativos, así como grabadora de voz y cámara. Como resultado, entendemos que la práctica pedagógica del docente, mediada por el cine, promueve la enseñanza y el aprendizaje, innovadores, creativos en las áreas de la enseñanza de las matemáticas, la lengua portuguesa y las artes, transpuestos al aprendizaje de los alumnos de 4º año. escuela primaria.
author_additional Souza, Josenildo Santos de
author_additionalStr Souza, Josenildo Santos de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Lopes, Nathalia Gonçalves
title Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
title_short Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
title_full Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
title_fullStr Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
title_full_unstemmed Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
title_sort aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do ensino fundamental do município de benjamin constant/am
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5962
_version_ 1717562951031848960
score 11.653393