Trabalho de Conclusão de Curso

O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota

The pandemic caused by the COVID-19 virus has totally changed the routine of people's lives all over the world. The social distance caused by the pandemic also affected education, teaching that used to be face-to-face became remote. This qualitative research addresses the affective relationship betw...

ver descrição completa

Autor principal: Correa, Sandreise Gomes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6039
id oai:localhost:prefix-6039
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-60392021-12-16T19:43:07Z O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota Correa, Sandreise Gomes Soares, Maria das Graças Pereira http://lattes.cnpq.br/2176422240033123 Costa, Joelma Cerdeira Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira Afetividade Affectivity Educação infantil Ensino Remoto Distanciamento social Child education Remote learning Social distancing CIENCIAS HUMANAS Educação infantil The pandemic caused by the COVID-19 virus has totally changed the routine of people's lives all over the world. The social distance caused by the pandemic also affected education, teaching that used to be face-to-face became remote. This qualitative research addresses the affective relationship between the teacher and children in early childhood education remote teaching. The research aims to investigate how the affective relationship between teacher and children occurred in the remote teaching of early childhood education in public schools in Baixo Amazonas and is based on the authors Wallon (1942, 1995), Vygotsky (1997), Cury (2008) , and in the opinion CNE/CP No. 5/2020. The instrument used for the construction of data were letters sent by teachers and mothers of children in kindergarten, shared through the WhatsApp application. The research included 3 (three) teachers and 2 (two) mothers of children from early childhood education from public schools in two municipalities in Amazonas, from August 5 to September 26, 2021. In this context, it is important to emphasize the relevance from research to professional training, taking into account that affectivity is fundamental in the educational process of the subjects. The research data reveal that affection is central in education and the affective bonds between children-children, teachers - children and their families are of paramount importance in the integral development of students, both in a classroom teaching environment and in a virtual educational environment. In light of this scenario, it is important to state that it is necessary to enhance the relationships of affection between teacher-students, student-students, family-school, whether in face-to-face or remote education. A pandemia causada pelo vírus COVID-19 mudou totalmente a rotina na vida das pessoas de todo o mundo. O distanciamento social ocasionado pela pandemia também afetou a educação, o ensino que era presencial passou a ser remoto. Esta pesquisa de natureza qualitativa aborda sobre a relação de afetividade entre o professor e as crianças no ensino remoto da educação infantil. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como ocorreu a relação afetiva entre professor e as crianças no ensino remoto da educação infantil de escolas públicas do Baixo Amazonas e está embasada nos autores Wallon (1942, 1995), Vygotsky (1997), Cury (2008), e no parecer CNE/CP N° 5/2020. O instrumento utilizado para a construção de dados foram cartas enviadas pelos professores e mães de crianças da educação infantil, compartilhadas por meio do aplicativo WhatsApp. Participaram da pesquisa 3 (três) professores e 2 (duas)mães de crianças da educação infantil de escolas públicas de dois municípios do Amazonas, no período de 05 de agosto a 26 de setembro de 2021.Diante desse contexto, é importante frisar a relevância da pesquisa para a formação profissional, levando em consideração que a afetividade é fundamental no processo educativo dos sujeitos. Os dados da pesquisa revelam que a afetividade é central na educação e os vínculos afetivos entre crianças-crianças, professores - crianças e suas famílias são de suma importância no desenvolvimento integral dos educandos, tanto em ambiente de ensino presencial como também em ambiente educativo virtual. Diante desse cenário, é importante afirmar que é preciso potencializar as relações de afeto entre professor- educandos, educandos-educandos, família - escola, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto. 2 Sim 2021-12-16T19:42:24Z 2021-12-08 2021-12-16T19:42:24Z 2021-12-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6039 por ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. ALVES, Samara da Cruz; BARROS, Jussara da Silva. Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Promove de Brasília. ICESP. Disponível em: https://administradores.com.br/artigo/afetividade-e-aprendizagem-relaçao-profesor-e-aluno. Acesso em: 15 set. 2019. ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação Remoto Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempo de COVID-19. Revista da educação a distância (em rede), v.7 n°1; 2020. BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e os métodos. Porto: Porto Editora,1994. BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria 343/2020 CACHEFFO, Viviane Aparecida Ferreira Favareto; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Afetividade nas práticas educativas da educação infantil. Nuances: estudos sobre educação.Presidente Prudente-SP, v.26, número especial 1, p.17-33, jan 2015. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/indx.php/nuances/article/view/2814/2915> Acesso em16 de maio de 2021. CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001. CRESWELL, John, W. Seleção de um projeto de pesquisa. In: CRESWELL, John, W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. CUNHA. Antônio Eugênio. Afeto e aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2008. CURY. Augusto. Maria, a maior educadora da História. 2007. CAMPOS, Ilka Maria Soares, MELO, Márcia Sandra Meireles de e RODRIGUES, Joventina Firmino. Educação à Distância:O Desafio da Afetividade na Percepção de Tutores e Alunos. Natal /RN, 2014. CARVALHO, Marcelly Reis e LIMA, Rosângela Lopes. A Importância da Afetividade na EaD: Uma Perspectiva de Wallon. São Cristovão/SE, 2015. CUNHA, M. T. S. Na plataforma do Escrito: Cartas entre Professoras. Florianópolis: Udesc, 2008. DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org). Pesquisa social: teoria. Método e criatividade. Petrópoles, RJ: Vozes, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 18 Maio. 2021. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6 ed. rev. e ampl. Curitiba: Positivo, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). Disponível em: <http://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed06_art03.php:text=A%20afetividade Acesso em 06 de out de 2020. GERHARDT; Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs) - Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. KEFTA, Silvana. Metodologia de Ensino e Educação Infantil: Algumas Considerações Sobre a Trajetória da Escola Infantil no Brasil. 2011. MARCONDES, Luciana Nogueirol Lobo e DEGÁSPERI, Allan. A Afetividade Como Instrumento no Ead. Revista Paidei@. Unimes Virtual. Vol 06 – Número 10, Julho/2014. MINITÉRIO da saúde. O que é COVID-19. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/ o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 18 Maio. 2021. MURGO, Santina Camélia. A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia. Universidade do Oeste Paulista, Faculdade de Educaçã0, Programa de Pós-graduação em Educação. Presidente Prudente, SP, Brasil. Disponível em http://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducaçao/article/view/2920/2289. Acesso em: 31 Out. 2019. PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Amburgo: Ed. Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20metodologia%20do%20trabalho%20científico.pdf. Acesso em: 15 Set. 2019. SILVA, Marcilene Rodrigues da. Educação e a afetividade no processo de ensino- aprendizagem. Unochapecó de São Lourenço do Oeste. 2015. Disponível em: https://www. saraiva.com.br/afeto-e-aprendizagem-relação-de-amorosidade-e-saber-na-pratica-pedagógica- 2530308. Acesso: em 23 set.2019. SOUSA, R.L.M.; Lima, J.S. A prática docente e a questão da afetividade na relação professor aluno. Revista Ágora, v.3, n.1, p.6-16, 2008. SARNOSKI, Eliamara Aparecida. Afetividade no Processo Ensino- Aprendizagem – Revista de Educação do Ideau, Vol. 9, Nº20 Julho a Dezembro, 2014. SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia no ensino remoto. Andes- SN. Jan 2021. WALLON, Henri; tradução e organização: Patrícia Junqueira – Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massagana, 2010. WALLON, Henri. Do ato ao pensamento. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massagana, 1942. VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Aprendizagem e desenvolvimento: Um processo sócio- histórico. São Paulo: Scipione, 1997. TOMAS, Débora Nogueira e EMILIANO, Joyce Monteiro. Vigotski: A Relação entre Afetividade, Desenvolvimento e Aprendizagem e suas Implicações na Prática Docente. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro - SP: 59-72, 2015. Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Afetividade
Affectivity
Educação infantil
Ensino Remoto
Distanciamento social
Child education
Remote learning
Social distancing
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil
spellingShingle Afetividade
Affectivity
Educação infantil
Ensino Remoto
Distanciamento social
Child education
Remote learning
Social distancing
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil
Correa, Sandreise Gomes
O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
topic_facet Afetividade
Affectivity
Educação infantil
Ensino Remoto
Distanciamento social
Child education
Remote learning
Social distancing
CIENCIAS HUMANAS
Educação infantil
description The pandemic caused by the COVID-19 virus has totally changed the routine of people's lives all over the world. The social distance caused by the pandemic also affected education, teaching that used to be face-to-face became remote. This qualitative research addresses the affective relationship between the teacher and children in early childhood education remote teaching. The research aims to investigate how the affective relationship between teacher and children occurred in the remote teaching of early childhood education in public schools in Baixo Amazonas and is based on the authors Wallon (1942, 1995), Vygotsky (1997), Cury (2008) , and in the opinion CNE/CP No. 5/2020. The instrument used for the construction of data were letters sent by teachers and mothers of children in kindergarten, shared through the WhatsApp application. The research included 3 (three) teachers and 2 (two) mothers of children from early childhood education from public schools in two municipalities in Amazonas, from August 5 to September 26, 2021. In this context, it is important to emphasize the relevance from research to professional training, taking into account that affectivity is fundamental in the educational process of the subjects. The research data reveal that affection is central in education and the affective bonds between children-children, teachers - children and their families are of paramount importance in the integral development of students, both in a classroom teaching environment and in a virtual educational environment. In light of this scenario, it is important to state that it is necessary to enhance the relationships of affection between teacher-students, student-students, family-school, whether in face-to-face or remote education.
author_additional Soares, Maria das Graças Pereira
author_additionalStr Soares, Maria das Graças Pereira
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Correa, Sandreise Gomes
title O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
title_short O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
title_full O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
title_fullStr O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
title_full_unstemmed O vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
title_sort o vínculo afetivo entre professor e as crianças na educação infantil remota
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6039
_version_ 1719817798453035008
score 11.653393